sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Falando sobre gravidez







Vou logo avisando que o post eh grande, então, pra quem acha esse assunto um saco, melhor ir ler outra coisa, porque hoje eu acordei inspirada...
Ja estou no 7º mês e posso dizer que desde umas 4 ou 5 semanas estou vivendo a melhor fase da gravidez. Pra dizer a verdade, a minha gravidez esta sendo (ate agora) muito mais tranquila do que eu esperava (ai, bate na madeira!). E pra ser bem honesta mesmo, eu so comecei a curtir a gravidez de 4 ou 5 semanas pra ca.

Antes disso, eu tava, no começo, apavorada, depois, assustada, depois, preocupada, depois so um pouquinho grilada, e so agora eh que eu consegui relaxar mesmo. Acho que a primeira gravidez eh pra toda mulher assustadora. Mesmo que seja bem planejada e desejada, na hora que o teste da positivo, você so tem uma certeza: a sua vida nunca mais vai ser a mesma. Vai mudar tudo. Na maioria das vezes, pra melhor, mas a sua vidacomo você conhece hoje, não vai mais ser a mesma. Putz, so isso ja eh apavorante. E ai, você ja asssustada, vai procurar se informar: compra livros, revistas, lê milhares de sites sobre gravidez, parto, bebês, etc etc. Pânico geral. Você vai encontrar nessas fontes tudo de bom e de ruim que vai acontecer com você durante a gravidez. Você lê que pode acontecer de tudo e mais um pouco com o seu corpo. So pra da uma ideia: Enjôos (nos mais variados niveis, tem mulher que enjôa os 3 primeiros meses, outras, a gravidez inteira, no meu caso, eu so enjoei duas semanas, mas durante essas 2 semanas eu queria morrer so de pensar que isso poderia durar ate sabe la Deus quando), azia, constipação, hemorroidas, varizes, inchaço (principalmente nas pernas e pes), acne, manchas de pele, unhas quebradiças, problemas odontologicos, como carie e gengivite, apetite incontrolavel, desejos esquisitos, insônia, dores de cabeça, estria, flacidez, seios muito aumentados e doloridos, seios caidos depois da amamentação, dores na coluna, instabilidade emocional, stress, ansiedade, crises de choro... ninguem tinha me falado nem da metade disso antes de eu engravidar!! Tem tambem a parte boa, claro, que eh estar gerando uma vida, sentir o bebê mexer, mas isso so vem la pro 5o ou 6o mês, minha amiga, no começo você so se lembra que esta gravida quando você tem um desses sintomas acima. Fora o medo do aborto ate os 3 meses, e a falta deconfiança no parteiro holandês, que eh quem faz o controle da sua gravidez mês a mês. E o medo do parto, e o medo de ser uma pessima mãe. E o medo de embarangar de vez e virar uma dessas gordonas cecezudas sem sutiã que a gente vê toda tarde no C1000 com 3 filhos remelentos agarrados na barra da saia. Medo, medo, medo.


Mas eis que surge a luz no fim do tunel. Os meses vão passando, você vai vendo que continua tudo bem com você, e o bebê começa a mexer. Aih fica tudo lindo. Você começa a ver que ele mexe de acordo com o que você faz. As vezes, ele segue a sua mão. Ou as vezes ele mexe quando você esta ansiosa. Ou quando você da aquela gargalhada. O meu mexe muito quando eu deito. Ou quando ouve a voz do pai. Isso eh muito legal. E, conforme ele vai crescendo, você começa a ver (e não so sentir) a sua barriga se mexendo. No começo eh muito engraçado, eu ficava rindo sozinha. Você vai criando uma relação com o bebê, aos pouquinhos, e vai crescendo um amor muito diferente dentro de você. Eh muito bom.

E aqueles medos todos vão sumindo. Como eu disse no começo, ate agora, eu não tive problemas. Olha so o que eu tive:

· Tive 2 semanas de enjôo, mas so vomitei 2 dias.
· Tive um pouquinho de acne no comecinho, mas como a minha pele eh muito seca, acabou logo.
· Meus seios aumentaram (o que eu achei otimo) e ficaram doloridos desde o 2º mês. Mas estão exatamente do mesmo jeito desde então. Ja ate me acostumei com a sensibilidade e me acostumei a não dormir de bruços.
· Não engordei muito e ate agora a minha barriga esta bem pequena. Isso foi pra mim uma grande surpresa, porque eu nunca fui magra e sempre briguei com a balança. Eu achava que quando engravidasse fosse ter um problemão com o aumento do meu peso, mas meu corpo esta sendo muito bonzinho comigo. Não tive desejos estranhos, mas ao contrario, fiquei meio chata pra comer e nem consigo comer muito.
· Fiquei muito inchada quando eu fui ao Brasil. Juntou o vôo longo com o calor do verão do Rio de Janeiro e eu tive sim uns 3 dias de dor nos pes e nas pernas, sem poder calçar outra coisa a não ser Havaianas. Mas depois de 3 dias passou. Nisso eu tambem dei sorte, pois eh muito melhor estar gravida no inverno que no verão, o calor eh mesmo muito ingrato para as gravidas.
· Tenho azia as vezes, a noite, mas aqui eles têm umas pastilhinhas, tipo Maalox e Rennie, que são tiro e queda.
· Agora, nas ultimas semanas, o cansaço esta aumentando, e estou sentindo dores na lombar se eu fico muito tempo em pe. Esta ficando mais dificil cuidar da casa, fazer tudo o que antes eu fazia num dia, mas eu continuo dormindo muito bem. Alias, estou dormindo MUITO e muito bem. Uma delicia.
· Não sosseguei enquanto o quartinho do bebê não ficou pronto, e agora estou que nem uma louca lavando e passando todas as roupinhas, lençois e cobertores, porque na minha cabeça (pode me chamar de louca) ja estou com 7 meses e o bebê pode resolver sair a qualquer momento e tudo TEM que estar pronto!

Eu sei que ainda tenho quase 10 semanas pela frente, e que as ultimas semanas geralmente são as mais dificeis, mas mesmo que eu tenha dias mais dificeis daqui pra frente, nada se compara ao medo que eu estava no começo. E quis escrever aqui tambem pra acalmar quem acabou de se descobrir gravida pela 1ª vez. Acho que se engravidasse de novo, eu ficaria 1000 vezes mais tranquila e poderia curtir muito mais. Agora eh aguardar o parto, esse sim, ainda me assusta! Mas isso eh assunto pra outro post.




Assim, de frente nem da pra ver muita diferença... Tirei ontem essas fotos. Olha a Sol la no fundo, tomando banho. Pra vocês verem como não eh mentira minha que eles ficam me seguindo.

Mas de lado, você vê!! Ah, da pra ver tambem um pedaço da nossa Serre, com esse teto de vidro.

Assim, sem o casaco da pra ver melhor, ne? Viu como a barriga ta pontuda? Não eh superstição não, barriga pontuda eh menino mesmo!

10 Comentários:

Às sexta-feira, fevereiro 15, 2008 10:55:00 PM , Blogger Vi e falei disse...

Eita que tá muito linda.
Adorei seu humor no texto...rs

 
Às domingo, fevereiro 17, 2008 4:14:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ohhh li tudinho até o final! hahaha Ainda bem porque vi as suas fotos. Muito bonita a sua sala. Vc está ótima, com carinha de "mãe" mesmo. É isso mesmo, tem que ficar relax e curtir agora cada momento. Vc chegou a ver um programa que passou na National Geographyc estes dias...desde a fecundação até o parto. Foi bem curioso saber de tanta coisa que nem tinha idéia. Beijos pra vc.

 
Às segunda-feira, fevereiro 18, 2008 9:39:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi Paty

Que mamãe linda você está!
Bom saber que está tudo bem com vocês.
E a felicidade que dá pra sentir só de ler o seu texto... parabéns querida! O parto vai ser tranquilo como o resto da gravidez, não se preocupe.
Beijinhos para todos,
da amiga que muito te adora,
Wânia

 
Às quarta-feira, fevereiro 20, 2008 11:08:00 AM , Blogger Sandrinha disse...

hahahaha tu engoliu uma melancia foi??? hummm q linda! dorei! agora tu jah tah fazendo casaquinho?? depois tu manda email pra eu comteu endereco?? prease! bj grandee
www.brasileirinhanohawai.blogspot.com

 
Às sexta-feira, fevereiro 22, 2008 11:23:00 PM , Blogger Bia Szymanski disse...

Amiga!!!!!
Bom saber que está tudo ótimo por aí!
Esse medinho que ainda resta é normal amiga! Mas vc é forte e vai dar tudo certo!
Aproveita mesmo, porque depois essa barriga deve fazer uma falta danada.....rsrs
To aqui nos finalmentes pra minha partida! Acabei fazendo um blog tb!
Mande notícias sempre que puder e to aqui na torcida pela felicidade de todos vcs!
Bjão
PS: Já escolheram o nome? rsrs

 
Às sábado, fevereiro 23, 2008 12:30:00 PM , Blogger Mile disse...

Oi Patricia
Menina, vc me ajudou muito sem saber. Estou há tempos procurando um teto assim pra minha casa mas tenho muitas dúvidas. É de policarbonato? Faz muito barulho quando chove? É seguro? Tem algum sistema de fechamento caso entre muito sol e vc nao queira tanta claridade? Se vc tiver uma foto onde eu possa vê-lo melhor, vc poderia me enviar? Quero levar a foto na loja pra eles saberem como eu quero.
Meu email é: jamile23@hotmail.com
ou minha-essencia@hotmail.com

Vc de frente nem parece que está grávida, engordou pouquissimo, que sorte heim. Ano que vem espero estar com um barrigao assim como o seu, nao vejo a hora!

Bjoks e obrigada

Mile

 
Às domingo, fevereiro 24, 2008 3:34:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Pat...

Que legal que vc. tá curtindo a gravidez, realmente está com aparência ótima.

Gostei do roteiro que vc. fez, até dá pra acalmar mais, aqui estamos tentando e que seja feita a vontade de Deus.

Felicidades para você e muita saúde nessa fase final.

Beijocas.

 
Às quarta-feira, maio 21, 2008 9:47:00 PM , Blogger mushii disse...

Oi encontrei seu blog e gostaria de saber como foi que você fez para ter o bebe aqui na holanda. Sou portuguesa e vivo aqui na holanda a 1 ano e meio.Descobri nas minhas férias em portugal que tou gravida, estou com 8semanas. Tenho lido que o parto é em casa ou no hospital mas se for fora de horas de trabalho o anestesista já lá nao esta e nem vai estar! no site :http://www.expatica.com/nl/survival/just_arrived/Maternity-matters-_-What-to-expect-in-the-Netherlands.html
diz que 10% das mulheres aqui na holanda têm os filhos naturalmente sem anestesia e ainda em casa.Acho isso um pouco primitivo e para primeiro filho fico assustada porque não sei se vai ser preciso alguma coisa a ultima da hora e tou em casa a guinchar de dores na hora do parto.Você me poderia ajudar com algumas dicas que você possa achar importantes? Tenho seguro de saúde e a ainda tenho que ir ao médico de familia. obrigada fico a espera da sua resposta.Boa sorte com o seu filho*

 
Às quarta-feira, dezembro 31, 2008 3:33:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

oi tudo bem vc esta linda com essa barriguinha tambem estou gravida é minha primeira vez!!!é uma sensação muito boa estou muito feliz....
tudo de bom na sua gravidez!!!
e se cuida bem pra nascer uma criança lindissima
beijossss

 
Às quinta-feira, novembro 18, 2010 8:10:00 PM , Blogger Unknown disse...

olá patrícia, parabéns pelo seu bebê, eu tbm vivo aqui na holanda e tbm estou grávida, adorava poder trocar contato contigo, eu vivo em castricum, espero que esteja tudo a correr bem...uma beijoka meu msn:shiriroca@hotmail.com.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial