quarta-feira, março 21, 2007

Minha primeira tarde livre em meses... tem tanta coisa que eu quero fazer, que tô ate meio perdida.... ai vim aqui fofocar um pouquinho com vocês...
Olha so o que aconteceu, gente, não consigo tirar isso da minha cabeça... Vocês se lembram que no final do ano passado nos nos mudamos de apartamento? Pois eh, quando cheguei aqui na Holanda, nos moravamos num apartamentinho bem no centro de Tiel, e em novembro nos mudamos pra esse apê aqui, num bairro residencial. Pois eh, semana retrasada fomos ao centro comprar umas coisinhas e Maridim estacionou o carro em frente ao nosso antigo predio. Acho que todo mundo tem o habito de olhar pra janela da casa onde ja morou, eu pelo menos sempre faço isso, e qual foi aminha surpresa ao ver que as janelas da area comum do predio (hall e escadas) estavam todas quebradas e cobertas com madeira. As janelas do apartamento do meu vizinho de baixo tambem, e o predio estava todo preto. Pois eh, gente, o predio pegou fogo.
Parada ali na rua, no centro de Tiel, meu coração disparou, me deu uma tremedeira, e ai então Maridim viu o que tinha acontecido. A loja embaixo do predio estava aberta e fui la perguntar o que tinha acontecido. A senhora me falou que o fogo começou no hall de entrada, aparentemente por curto na rede eletrica no meio da madrugada. O corpo de bombeiros foi chamado e todos conseguiram sair do predio vivos, sendo que a menina do 30 andar (que morava sozinha) teve que pular da janela naquela cama elastica dos bombeiros.
Maridim ligou pra essa nossa ex vizinha e esta tudo bem com ela, o nosso vizinho de baixo (que tambem morava sozinho) eh que teve problemas maiores, disse ela... Ligamos pro ex vizinho e, realmente, ele ficou internado por duas semanas, por queimadura nas vias respiratorias e no braço. Ele contou que acordou com sede (talvez pela fumaça) no meio da noite e foi beber agua. Ao passar pelo corredor, viu uma luz vindo das escadas do predio e pensou ter esquecido a luz acesa. Abriu a porta para apagar a "luz" e o fogo invadiu seu apartamento. Ele so teve tempo de colocar uma calça jeans e sair pela porta dos fundos (ele era o unico do predio que tinha um terraço nos fundos com saida para a rua). Em 10 minutos, seu apartamento todo estava em chamas, disse ele. Agora ele esta bem fisicamente, mas ainda esta fazendo acompanhamento psicologico no hospital, devido ao trauma.
Eu não consigo esquecer esse acontecimento, gente, fico so imaginando se a gente ainda morasse la, como seria. E se Maridim estivesse viajando? Com esse sono pesado que eu tenho, sera que eu teria acordado a tempo? Conseguiria salvar meus gatos? E meus documentos, visto, passaporte? Pra onde eu iria? E a dor desse vizinho que perdeu tudo, tudo mesmo... Olha, quando eu digo que eu rezo muito pra agradecer pela vida que eu tenho, não eh a toa, sabe, eu sou mesmo muito protegida. Mas eu tô muito impressionada com o que aconteceu, nesse fim de semana tirei uma copia de todos os meus documentos importantes e coloquei num cofre a prova de fogo na nossa casa em Groningen, junto com meu passaporte. Alem disso, compramos detectores de fumaça pra casa de la e daqui, so pra me deixar mais tranquila. Pode parecer paranoia, de repente ate eh paranoia, mas eu nunca tinha tido incêndio assim tão perto de mim, tô assustada mesmo.
Maridim falou que a rede eletrica era mesmo um caos, o predio era muito antigo, e tudo meio que engatilhado, poderia ter pego fogo a qualquer momento. O nosso ex vizinho disse que a hipotese de curto não esta confirmada, e que eles tambem estão considerando a possibilidade de ter sido vandalismo, pois ali naquele centro tem muita gente esquisita, alguns viciados que ficam vagando o dia inteiro.... eu prefiro acreditar em curto, pode ser infantilidade minha, mas eu não quero acreditar que alguem tenha feito uma maldade tão grande assim, a troco de nada.
Bom, eh isso, resolvi desabafar isso aqui pra ver se assim eu consigo esquecer um pouco e tambem pra alertar a quem mora nesses predios muito antigos daqui a dar uma checada na rede eletrica, e não fazer como a gente, que viu que a rede estava um caos e não fez nada pra prevenir esse acidente...
Agora deixa eu ir estudar, que mês que vem eu tenho prova e ainda nem peguei nos livros.

4 Comentários:

Às quarta-feira, março 21, 2007 4:02:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Duas coisas que me amedrontam: fogo e agua.
Eu moro no centro da miha cidade e a casa e' antiga. Muitas vezes ja pensei nesse risco. Mas, alem da cautela, oro a Deus que nos proteja desses infortunios.
Ainda bem que voces sairam a tempo, ne ?

Uma boa tarde de folga,

Susana

 
Às quarta-feira, março 21, 2007 7:48:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Nossa menina, isso é o que eu chamo de ter um anjinho da guarda trabalhador!
Não fique pensando em como poderia ter sido, não foi e pronto, isso é muito bom!
Que bom que todos saíram bem, o trauma deve ser grande, mas todos tem que agradecer por estarem sãos e salvos.
Bens a gente compra de novo, por mais doloroso que seja, todos tem que agradecer por terem saído vivos.
Menina, aproveita a tarde livre, viu?
Um beijão
ps: não fica pensando muito nisso não, Pati, senão você fica neurótica...precaução é bom, mas não viaja demais não, tá bom?
ps2: você morava no centro de Tiel? wow, que coragem, hehehe

 
Às quarta-feira, março 21, 2007 10:27:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Nossa que coisa!!!
Nossa da ate para arrepiar mesmo,\ mais nao pegue sua tarde de folga para pensar nisso, simplesmente agradeca muito a deus por estar te protegendo... e peca tb pelas pessoas que la se encontraram, pois deve ser barra, imagini , eu mesmo nao ia conseguir dormir um bom tempo, pensando que algo podia estar pegando fogo..ai ai ai

Va aproveitar sua tarde, quer dizer espero que tenha aproveitado sua tarde pq agora ja sao quase 11 da noite :) vc deve estar quase indo deitar :) entao BOA NOITE!!!

bjinhos
Aline e baby

 
Às quinta-feira, março 22, 2007 10:54:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Caramba....
boa sorte de budista sendo evidenciada, hein?
É isso aí, amiga...... firme e forte a gente vai alcançando todos os nossos objetivos!!!!!!
Sucesso nos seus empreendimentos e nas provas!!! Vc tem tudo pra brilhar muito aí na Holanda!
Bjão,
Bia

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial