sábado, julho 29, 2006

França



Então, gente, estamos de volta! A viagem foi ótima, tudo de bom! Deixa eu contar…

Daqui fomos direto para a Normandia. De cara, sentí uma certa dificuldade, pois realmente, ninguém por lá fala Inglês, ou, se fala, finge que não fala. E pra escolher o que comer?? Logo eu que sou chata pra caramba pra comida... Mas, realmente, as comidas lá são maravilhosas, mesmo sem saber o nome do que eu tava comendo, estava tudo uma delícia!

Como no primeiro dia o tempo não estava muito quente, fizemos a parte “cultural”da viagem. Fomos conhecer as famosas praias do desembarque das tropas aliadas durante a segunda Guerra mundial. Pra quem não se lembra, foi nas praias da Normandia que desembarcaram as tropas aliadas para a retomada da Europa que havia sido dominada por Hitler. Fomos à Omaha Beach, onde visitamos o Cemitério Americano. É realmente impressionante, só mesmo estando lá pra saber… quantas vidas foram perdidas nessa Guerra… Neste cemitério, há mais de 9000 cruzes brancas representando os soldados americanos mortos nessa batalha.

Fomos também visitar a parte da Muralha do Atlântico que ainda se encontra preservada por lá. Tudo muito interessante, mas também muito triste, me sentí meio mal lá.

Depois fomos à Arromanches, o que foi muito legal. Lá, os aliados construíram um porto flutuante em plena Guerra, e ainda estão por lá partes do dique que protegia o porto das tempestades. É muito legal, parece que a praia toda é um grande museu. Lá, visitamos o Museu do Desembrarque, ou Museu do Dia D. Muito interessante, conta tudo sobre a época e sobre a construção do porto.

No dia seguinte, fomos ao Le Mont Saint-Michel. Sem palavras! Lindo demais! É realmente uma construção impressionante! O único ruim é que estava muito cheio, mas valeu muito a pena! O nível do mar lá varia 8 metros entre maré alta e mare baixa! Tem noção? Oito metros! De noite, o Monte é como uma ilha e de dia, você não consegue enchergar o mar nem do alto do monte!! É muita água que vai e vem todo santo dia!! Muito legal também caminhar ao redor do Monte, pois como a maré está baixa, formam-se pequenas piscinas na areia. Muito lindo!

Depois disso, pegamos dois dias de praia e pernas pro ar! Nós ficamos em Deauville, a praia não era lá essas belezas todas, mas bonitinha e não muito cheia, o que pra mim faz toda a diferença. Deu pra pegar uma corzinha.

Depois disso, Paris!! Ah, Paris! Linda, Linda, Linda! Não dá pra descrever! Fomos ao arco, subimos a interminável escadinha caracol (por sinal, horrível, lotada, abafada e fedida)… Mas chegando lá em cima, tudo vale a pena! A vista de Paris é Linda! Fantástica! Depois, caminhamos um pouco na Champs-Élysées, e Maridin estava quase me matando, porque ele de-tes-ta esse tipo de programa… Então, corremos pra Torre Eiffel, onde eu me empolguei e tirei vaaaaaarias fotos! Ficamos lá um bom tempo, estirados no gramado em frente à Torre, adimirando sua beleza e grandiosidade… mas não subimos…. Estava muito cheia e nós estávamos muito cansados. Paris é uma cidade pra você ver com calma, caminhar, passer dias, e não assim, querer ver tudo num dia só. Mas como não tínhamos muito tempo, o pouco que ví por lá me fez querer voltar. Mas da próxima vez, com uma amiga, qu queira bater pernas comigo e visitor toooodos os pontos turísticos!

Agora, o lado ruim: vontade de voltar mesmo, só para Paris. Eu sempre me recusei a acreditar no que todos dizem sobre os franceses, que são mal educados, e tratam o turista mal, e tal… Mas agora, tenho que concordar… Generalizando (claro que há muitas excessões), eles são mesmo mal educados, e parecem que não gostam mesmo de turistas. Em Paris foi melhor, fomos razoavelmente bem tratados, mas na Normandia, fomos muito mal tratados, chegava a dar raiva. Até mesmo no Hotel. Credo. E o supermercado? Uma sujeira só, tudo fora do lugar, sujo, gente te empurrando sem pedir por favor, muito ruim. Mesmo assim, um dia eu volto à Paris, gostei muito! Pena que seja tão cara… uma latinha de coca-cola 4,40 euro!! Um cheeseburguer 18,90 euro... Muito caro, gente, meu dinheiro não é capim!

Gente, tá dando erro no Blogger, mais tarde eu atualizo o post e coloco a fotos.

Ah, quem quiser abrir um grande sorriso, vai lá no Blog da Sandrinha conferir a novidade!!

2 Comentários:

Às sábado, julho 29, 2006 9:38:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Patrícia !

Há tempo eu não vinha aqui !
Deu saudade !
Você foi conhecer Paris ? Eu ainda tenho planos, mas a gente ainda não se animou. Estamos na mira de outros lugares também lindos !
Legal a novidade da Sandrinha né ?
Quem sabe você não entra na fila ? hehehehehe

Bom findi !!

Bjs,

Susana

 
Às domingo, julho 30, 2006 5:08:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Eu vi o post da Sandrinha e me emocionei!!! Patricia Paris é caro mesmo né??? Um horror!!! Mas é linda...linda!!! Beijos minha linda!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial