domingo, julho 30, 2006

França 3

Pois é, a briga com o Blogger continua, não conseguí colocar todas as fotos no post anterior, então coloco aqui. Fotos que todo mundo que foi à Paris deve ter iguais...




O Arco do Triunfo (detalhe do sorriso amarelo... é que Maridim demorou muito pra bater essa foto, e o sorriso ficou cansado...)




A Torre vista do topo do Arco.




A Champs-Élysées, também vista lá de cima.

É isso, meu povo, amanhã voltamos à nossa rotina normal, Maridim pro trabalho e eu pra Ambulância... E parace que o calor deu uma trégua por aqui, essa noite está fresquinha, fresquinha...

França 2

Não sei por que cargas d'água não consigo colocar as fotos no post anterior, às vezes acontece isso, eu fico aqui numa briga danada com o blogger, mas ele sempre vence... tem problema não, eu coloco as fotos aqui.


O centro de Deauville.




Os prédios da orla.




Hotel na orla. Lindo!




Cemitério americano em Omaha Beach.




Impressionante.




"A muralha do Atlântico".




Le Mont Saint-Michel.




Parece castelo de conto de fadas.




Por dentro, todas essas casinhas são lojinhas ou restaurantes.

sábado, julho 29, 2006

França



Então, gente, estamos de volta! A viagem foi ótima, tudo de bom! Deixa eu contar…

Daqui fomos direto para a Normandia. De cara, sentí uma certa dificuldade, pois realmente, ninguém por lá fala Inglês, ou, se fala, finge que não fala. E pra escolher o que comer?? Logo eu que sou chata pra caramba pra comida... Mas, realmente, as comidas lá são maravilhosas, mesmo sem saber o nome do que eu tava comendo, estava tudo uma delícia!

Como no primeiro dia o tempo não estava muito quente, fizemos a parte “cultural”da viagem. Fomos conhecer as famosas praias do desembarque das tropas aliadas durante a segunda Guerra mundial. Pra quem não se lembra, foi nas praias da Normandia que desembarcaram as tropas aliadas para a retomada da Europa que havia sido dominada por Hitler. Fomos à Omaha Beach, onde visitamos o Cemitério Americano. É realmente impressionante, só mesmo estando lá pra saber… quantas vidas foram perdidas nessa Guerra… Neste cemitério, há mais de 9000 cruzes brancas representando os soldados americanos mortos nessa batalha.

Fomos também visitar a parte da Muralha do Atlântico que ainda se encontra preservada por lá. Tudo muito interessante, mas também muito triste, me sentí meio mal lá.

Depois fomos à Arromanches, o que foi muito legal. Lá, os aliados construíram um porto flutuante em plena Guerra, e ainda estão por lá partes do dique que protegia o porto das tempestades. É muito legal, parece que a praia toda é um grande museu. Lá, visitamos o Museu do Desembrarque, ou Museu do Dia D. Muito interessante, conta tudo sobre a época e sobre a construção do porto.

No dia seguinte, fomos ao Le Mont Saint-Michel. Sem palavras! Lindo demais! É realmente uma construção impressionante! O único ruim é que estava muito cheio, mas valeu muito a pena! O nível do mar lá varia 8 metros entre maré alta e mare baixa! Tem noção? Oito metros! De noite, o Monte é como uma ilha e de dia, você não consegue enchergar o mar nem do alto do monte!! É muita água que vai e vem todo santo dia!! Muito legal também caminhar ao redor do Monte, pois como a maré está baixa, formam-se pequenas piscinas na areia. Muito lindo!

Depois disso, pegamos dois dias de praia e pernas pro ar! Nós ficamos em Deauville, a praia não era lá essas belezas todas, mas bonitinha e não muito cheia, o que pra mim faz toda a diferença. Deu pra pegar uma corzinha.

Depois disso, Paris!! Ah, Paris! Linda, Linda, Linda! Não dá pra descrever! Fomos ao arco, subimos a interminável escadinha caracol (por sinal, horrível, lotada, abafada e fedida)… Mas chegando lá em cima, tudo vale a pena! A vista de Paris é Linda! Fantástica! Depois, caminhamos um pouco na Champs-Élysées, e Maridin estava quase me matando, porque ele de-tes-ta esse tipo de programa… Então, corremos pra Torre Eiffel, onde eu me empolguei e tirei vaaaaaarias fotos! Ficamos lá um bom tempo, estirados no gramado em frente à Torre, adimirando sua beleza e grandiosidade… mas não subimos…. Estava muito cheia e nós estávamos muito cansados. Paris é uma cidade pra você ver com calma, caminhar, passer dias, e não assim, querer ver tudo num dia só. Mas como não tínhamos muito tempo, o pouco que ví por lá me fez querer voltar. Mas da próxima vez, com uma amiga, qu queira bater pernas comigo e visitor toooodos os pontos turísticos!

Agora, o lado ruim: vontade de voltar mesmo, só para Paris. Eu sempre me recusei a acreditar no que todos dizem sobre os franceses, que são mal educados, e tratam o turista mal, e tal… Mas agora, tenho que concordar… Generalizando (claro que há muitas excessões), eles são mesmo mal educados, e parecem que não gostam mesmo de turistas. Em Paris foi melhor, fomos razoavelmente bem tratados, mas na Normandia, fomos muito mal tratados, chegava a dar raiva. Até mesmo no Hotel. Credo. E o supermercado? Uma sujeira só, tudo fora do lugar, sujo, gente te empurrando sem pedir por favor, muito ruim. Mesmo assim, um dia eu volto à Paris, gostei muito! Pena que seja tão cara… uma latinha de coca-cola 4,40 euro!! Um cheeseburguer 18,90 euro... Muito caro, gente, meu dinheiro não é capim!

Gente, tá dando erro no Blogger, mais tarde eu atualizo o post e coloco a fotos.

Ah, quem quiser abrir um grande sorriso, vai lá no Blog da Sandrinha conferir a novidade!!

sexta-feira, julho 21, 2006

Resumo da semana



Sim, eu tô viva!!

Vou explicar o motivo do meu sumiço e vocês vão me dar razão...

Domingo chegou aqui uma visita super importante... A filha de Maridim, Joyce. Eu tava super nervosa pois nós não nos conhecíamos ainda, só por MSN e telefone. Não poderia ter sido melhor, ela é realmente um doce. Super meiga, carinhosa, divertida, um amor de menina (pelo menos foi essa a minha impressão nessa semana). Que bom que correu tudo bem, eu estava muito preocupada, mas pelo menos o nosso primeiro contato foi tudo de bom! Ela foi pra casa hoje e eu já tô com aquela saudadezinha que, pra mim é típica de quando eu tenho mais contato com uma criança. Eu me apego muito fácil,principalmente à criança. Mas talvez ela volte ainda nesse verão ou nós vamos fazer um passeio juntos num fim de semana desses... Agora vocês devem estar pensando que ela é um bebê, mas não, é uma adolescente de 14 anos, daí a minha maior preocupação. Sabe qual foi a maior supresa? Ela acha o máximo o pai estar feliz, mesmo que não seja a mãe dela. E também, ela acha o máximo que eu seja estrangeira, e não fale o idioma, pois assim ela pode me ajudar e se sente útil. Enfim, tudo que eu achava que poderia ser um problema, ela acha ótimo... Às vezes a gente vê tanto problema nas coisas antes delas acontecerem, né não? A gente cria um bicho de sete cabeças antes mesmo dos fatos acontecerem... Que bom que foi tudo melhor do que o esperado, que bom.

O outro motivo do sumiço foi o curso super intensivo de Holandês que eu fiz essa semana. Nossa, de 8:30 da manhã às 8:00 da noite, super cansativo, mas também super produtivo. Meu Holandês evoluiu imensamente nessa semana. Maridim e Joyce ficaram impressionados como eu evoluí em uma semana, principalmente na conversação, que era mesmo o que eu queria.

Enfim, a semana foi cansativa, mas ótima. A minha casa tá que parece que passou um furacão, porque eu não fiz nada por aqui a semana toda. Acordava cedo e ía pra cama tarde,pois ficava conversando com a Joyce até altas horas. Fora que toda noite ela queria sair pra passear pela cidade, tomar sorvete, umas comprinhas...

Resumindo, hoje eu tô um caco, mas muito feliz. Amanhã de manhã, partimos pra França. Tomara que o tempo por lá esteja tão bom como aqui, pois depois do calorão dessa semana, sem poder pegar uma prainha sequer, eu quero mais é me esticar sob o sol e não fazer nada!!!!

Semana que vem eu tô de volta e mostro pra vocês um pouquinho de lá!!
Pra quem tá por aqui: aproveitem esse veraozão!!!
Beijos!!!

quinta-feira, julho 13, 2006

Dieren Ambulance


Ainda não contei pra vocês como foi o meu dia no Dieren Ambulance, né, então deixa eu contar:

Foi tudo de bom!! Cheguei lá e fui alimentar os animais: primeiro os pombos, depois um filhote de falcão. Gente, coisa mais linda. Eu entrei no viveiro dele com o pote de ração (eles dão ração úmida de gato pra ele), ele veio voando e pousou no meu braço. Então abria o bico bem grande e eu colocava a ração lá dentro, como faria sua mãe. Fiquei super emocionada, foi muito lindo. Quando ele não quis mais comer, eu balancei o braço pra ele voar, mas quem disse? Não queria sair do meu braço de jeito nenhum, andou para o meu ombro e alí ficou. Tive que tirar ele de cima de mim, senão ficaria lá o dia todo com ele. Só por aí, já tinha ganho o dia, mas teve mais.


Depois fui cuidar das cabras. Fofas demais, pedem carinho o tempo todo e não querem que você saia de perto delas de jeito nenhum. O macho se chama Karel e a fêmea tem um nome muito difícil que eu não conseguí nem pronunciar...

Depois foi a vez do pônei, que se chama Sim. O pessoal de lá conseguiu arrumar um novo dono para o Sim, e então fui cuidar do pêlo dele, pra ele chegar na casa nova bem bonito. Tava cheio de nós na barriga, e fiquei a maior parte do tempo cuidando dele.

Pouco antes da hora de ir embora, recebemos um chamado, um cachorro perdido (ou abandonado). A ambulância foi lá buscá-lo e o trouxe pra lá. Lindo, um pastor bem cuidado e, pela dentição, ainda jovem. Não sabemos se ele estava mesmo perdido ou os donos foram viajar e abadonaram o bichinho por lá. Por aqui acontece muito disso, as pessoas (sem coração) arrumam um cão ou gato e ficam o com animal até as próximas férias de verão, quando, simplesmente, colocam o animal pra fora e se mandam (Isso é ser humano? Sim, do pior tipo que tem). Então, tiramos foto dele, e colocamos na Internet, se ele estiver perdido, os donos sabem onde procurá-lo. Senão, infelizmente, ele vai para o abrigo de animais. Uma pena.


Então, foi isso. Só pude ir uma vez, pois essa semana tive prova e semana que vem estou no intensivão. Só volto pra lá agora na última semana de julho, mas estou ansiosa, gostei muito da minha experiência lá.

OUTRAS NOTÍCIAS:

Passei no curso!!! Ai, que alívio! Para comemorar, vou passear amanhã e depois com o pessoal do curso. Amanhã, vamos às compras (eeeeeee) só as meninas, e no sábado, vamos passear de canoa em Utrecht, todo o grupo. Depois conto como foi.

Outra notícia boa: Vamos para Paris! Nossa, que confusão que foi pra decidir essa viagem... trocamos o roteiro algumas vezes, eu queria mesmo era ir para a Itália, torrar na praia e passear por lá, mas como temos somente uma semana para viajar, a Itália ficou muito longe (porque vamos de carro). Então vamos para França, que é mais pertinho, e, como eu também não conheço a França, tô feliz. A Itália, que eu tanto sonho em conhecer, vai ter que ficar pra depois.

Por que nós só temos uma semana pra viajar? Porque eu vou fazer um intensivão de Holandês semana que vem, e o meu MVV expira dia 4 de agosto. O que uma coisa tem a ver com a outra? Eu explico. O meu MVV permite múltiplas entradas aqui na Holanda, então, enquanto ele for válido, eu posso sair e entrar no país. Quando ele expirar, eu tenho que ficar aqui na Holanda quietinha até o meu visto de permanêcia chegar. Pode demorar até 6 meses, mas eles dizem que, em média, em 4 meses fica pronto. Como eu dei entrada em junho, deve ficar pronto depois de outubro...

quarta-feira, julho 12, 2006

Acabou...



Hoje foi o último dia do curso de Holandês...pois é, fizemos as últimas provas hoje e amanhã temos que ir lá somente para pegar o resutado... Dá um alívio pensar nas férias, mas também dá um aperto no coração... conhecí muita gente legal, a turma era muito unida e fiz alguns amigos que espero manter contato. A grande maioria vai continuar o curso a partir de setembro, mas como eu vou fazer um intensivo agora no verão, provavelmente não vou voltar pra mesma turma, nem para o mesmo horário que eles... é assim mesmo, mais um ciclo que termina e outro está começando...

Nossa, como eu tô cansada... Hoje cheguei em casa cedo, pensei mil vezes em dormir de tarde, mas eu não gosto de dormir de tarde, sabe, sempre acordo com dor de cabeça, me sentindo mal... então aproveitei pra adiantar a janta e poder ficar aqui na net. Acabei de falar com minha grande amiga Andressa por mais de uma hora no Skype, que delícia colocar o papo em dia...

Lembra das fotos que eu falei ontem, de Amsterdam e Buren? Pois é, fui procurar agora na máquina e cadê? Não sei... no meu computador também não está, tô rezando pra que Maridim tenha passado pro seu laptop, mas acho difícil... acho que ele apagou mesmo, pensando que eu já tinha colocado aqui... ai, que pena, tomara que eu esteja enganada... mas só vou saber quando ele chegar do trabalho...

Então, como não tem as fotos que eu queria mostar, vou colocar a que eu tenho aqui de uma parte do pessoal do curso:



Uma mistura só! Começando pelo lado esquerdo, vou falar de onde eles são: Japão, Japão, Peru, Marroco, África do Sul. Do outro lado: Colômbia, Brasil (euzinha), Colômbia, Egito, Sudão. Adorei conhecer vocês!

terça-feira, julho 11, 2006

Senta, que lá vem a estória...

Vocês se lembram desse programa "Senta que lá vem a estória"?? Era uma parte de um programa infantil, e antes de começar a estorinha, um homem com uma voz grossa falava isso... nunca esqueci essa frase...

Pois é, sumí de novo... Por vários motivos, primeiro, a mesma ladainha de sempre, o curso me ocupa muito tempo, e eu não consigo fazer tudo ao mesmo tempo: me dedicar aos estudos, chegar em casa, fazer comida, limpar a casa, fazer dever de casa, me comunicar com o mundo, cuidar de Maridim... Alguma (s) coisa (s) sempre fica(m) pra trás...

Ah, você deve estar pensando, mas tem o final de semana... Sim, só que tem tanta coisa acontecendo nas nossas vidas (minha e de Maridim), coisas boas, claro, mas também coisas muito chatas, que no final de semana decidimos bater perna o dia todo, tanto no sábado quanto no domingo... Foi ótimo, já conto tudo. Antes que vocês fiquem preocupados, aviso logo, a saúde vai muito bem, obrigada, mas estamos tendo sérios problemas familiares por aqui ( a minha família no Brasil continua ótima, linda e maravilhosa como sempre). Quando tudo se resolver, eu conto direitinho, por agora está tudo muito confuso e indefinido. Mas, como sou uma pessoa de muita fé, sei que tudo isso vai passar, e deixar um grande aprendizado. Eu só oro para que o melhor pra todos nós aconteça, nem tenho uma solução definida na minha cabeça, mas não tem problema,`as vezes a gente fica com uma idéia fixa na cabeça do que seria o melhor pra nossa vida, e, no final das contas, a gente vê que tinha coisa muito melhor reservada pra gente, e a gente nem podia imaginar... Então, é nisso que eu acredito, com certeza em breve eu vou estar aqui contando como tudo se resolveu.

Essa semana estou em provas no curso. Ontem fiz prova de gramática e amanhã é a de interpretação de textos e (esquecí o nome em português, em inglês é listening, em Holandês luisteren, e em Portugûes?)... A prova de gramática foi mais ou menos, a primeira parte foi bem, mas a segunda foi uma grande surpresa: tínhamos que fazer uma redação de uma carta para um amigo holandês contando sobre o curso, sobre o que vimos do país e sobre as maiores diferenças entre a Holanda e a nossa terra natal... A carta tinha que ter no mínimo 120 palavras... muito difícil, pensar em como se escreve tudo ao mesmo tempo, o DE e o HET, se tem E no final dos adjetivos ou não, etc... O resultado eu vou pegar quinta-feira... vamos ver no que dá...

Por falar em Holandês, comprei uns CDs de cantores holandeses pra ouvir no carro, haha, é lavagem cerebral mesmo, senão não funciona... Comprei uma coletânea do Andre Hazes, ahaha, Maridim ficou rindo da minha cara... sim, é brega, mas eu gosto, fazer o que? E vocês que estão por aqui, alguém me recomenda alguma coisa? Eu não conheço quase nada, só o Hazes, e o Guus Meeuwis, mas eu queria algo mais dançante, mais animadinho...

Bom, então o final de semana: no sábado, fomos passar o dia em Amsterdam... eu gosto de lá, mas acho muito agitado, como diz a minha amiguinha colombiana, Paty: Amsterdam é muito intenso... haha, verdade, eu não gostaria de morar lá não, mas pra passear é legal... Andamos pelo centro antigo por horas e horas, acho lindo aquele centro com os canais, muito lindo... e o tempo por lá estava lindo, aqui em casa estava nublado, mas em Amsterdam, muito sol, uma delícia. Tentamos ir a 3 museus, mas as filas davam voltas e voltas, claro, sábado de sol em julho, só os inteligentes aqui poderiam pensar que não teria fila... Vamos voltar um dia de semana...

No domingo fomos passear de canoa em Geldermalsen. Foi muito legal, muito engraçado, eu e Maridim remando e o vento empurrando a gente pra margem, e me dava toda hora ataque de riso e eu perdia toda a força pra remar... claro que fomos parar algumas vezes na margem do rio, poir o vento estava muito forte... Depois fomos comer e passear em Buren. Buren é uma cidadezinha histórica muito pequena e linda. Em 1551 o principe da época se casou lá, e hoje van Buren é um dos sobrenomes da família real (gente, eu não sou nenhuma grande estudiosa da História da Holanda, eu estou falando aqui o que eu lí na revistinha da cidade, mas se alguém souber algo diferente, ou eu estiver falando alguma besteira, por favor, me digam). Eu adorei este passeio, o dia estava muito agradável, e depois de caminhar pela cidade, nos sentamos na beira do rio e ficamos lá horas, namorando, fazendo planos... Foi ótimo.

Aliás, nossa relação (eu e Maridim) está ótima, parece que estamos entrando nos eixos, sabe, nos acostumando mais um com o outro... e também essas dificuldades que eu falei acabam nos aproximando mais e mais. Que bom, porque as minhas primeiras semanas aqui foram realmente muito difíceis, nós discutimos bastante, e algumas vezes eu pensei que essa estória toda talvez não fosse dar certo... Mas felizmente, agora nós estamos muito bem juntos, e juntos estamos enfrentando certos "obstáulos" que surgiram no nosso caminho...

Nossa, ainda tenho tanta coisa pra contar, fotos pra postar, mas já falei demais, vou tentar voltar com mais frequência aqui, prometo.



sábado, julho 01, 2006

Que dia lindo!!!

Hoje o dia aqui está muito bonito. Quente demais para os holandeses, eles reclamam bastante do calor, mas eu gosto. E como gosto! Esta tarde coloquei o biquini e fiquei na varanda pegando sol, hihi, sério, peguei um solzinho bom, tô coradinha denovo...


Esse final de semana é o Tiel Jazz Festival, e adivinha onde é a tenda onde vão acontecer os shows??? Em frente daqui de casa!! Sim, bem em frente... Acho que vai ser meio difícil dormir hoje a noite.... mas durante o dia foi ótimo, uma bandinha gostosa tocando Jazz o dia todo, o povo todo nas ruas, passeando, tomando sorvetinho... muito legal, eu gosto muito desta cidade...


Ah, hoje ganhei flores!! Eu ADORO ganhar flores!!! Não, não foi de Maridim... foi do moço da barraquinha de flores da feirinha daqui de Tiel... hihi, tão bonzinho... eu sempre compro flores lá e hoje, como eu passei lá já de tarde, ele me deu um bouquet de rosas, lindo! Porque ele ainda tinha muitas pra vender, e sabia que não iria vender todas mesmo... então ele me deu. Achei muito gentil, fiquei toda feliz!


E o jogo de Portugal? Gente, o goleiro deles, Ricardo, é muito bom!! Ai, que medo... E o Felipão? Muito fofo, abraçando todos os jogadores, um por um depois do jogo... eu gosto muito dele... E se o Brasil passar da França, vamos pegar Portugal... aiai...


Vamos torcer pro nosso Brasilzão, que o jogo já vai começar...