quarta-feira, dezembro 16, 2009

Holandesei (ou holandezei?)

Acho que quando a gente se muda pra ca, a gente vai “holandesando” aos poucos... Pelo menos comigo aconteceu assim, e continua acontecendo, aos pouquinhos, de mansinho, sem gerar alarde... e hoje, se eu paro e presto atencao, posso ver que eu mudei em alguns aspectos, desde que cheguei aqui. Começou com a forma de me vestir, no começo eu lembro que ficava na janela de casa rindo das mulheres nas ruas de calças capri/corsario e botas. Achava o oh do borogodoh, e eis que alguns meses depois, la estava Patricia fresca e bela pelas ruas da Holanda, usando calça corsario e bota. Esse foi so o começo, tenho varios outros exemplos das modas holandesas que eu adotei. Mas o melhor da historia não foi o aderir ou não ‘a moda, mas não me importar tanto com o que se “pode” ou “não pode” vestir. Holandês não liga tanto pra isso quanto nos. Holandês ta andando pra se tem gente na janela rindo da calça capri dele (alias, que falta do que fazer hein dona Patricia?!), holandês quer mais eh se sentir confortavel (tudo bem que as vezes eles exageram no figurino). E isso não so com roupas, holandês (generalizando) ta andando pro que pensam dele. Ainda não cheguei nesse nivel, mas deve ser maravilhoso não se importar com o que os outros pensam da gente.


Outros habitos adquiridos: enviar cartao pra todo tipo de situaçao, ir tomar café com as amigas, dar “vale” de presente (tudo bem, eh impessoal, mas poxa, pelo menos a pessoa vai usar. Melhor do que gastar meu $$ com algo que a pessoa nunca vai usar. Se eu sei que a pessoa gosta da loja tal, vou la e compro um vale da tal loja. E quando eu ganho, eu tb fico feliz da vida). Uma coisa que eu quero aprender com eles eh essa coisa que eu falei de não se importar com o que os outros pensam. Falar quando alguem faz algo que me incomode, algo que eu não gostei. E tb tem coisas que eu nunca quero aprender com eles, como reclamar de tudo, fazer brincadeiras grosseiras, e manter distancia das pessoas (a eterna mania de privacidade deles que muitas vezes impede um conhecido de virar amigo). Isso eh o que mais me incomoda neles, eu acho. Eu sinto muita falta do calor humano brasileiro, daquela facilidade com a qual eu fazia amigos. Mas eh assim mesmo, nenhum lugar ou povo eh perfeito, tem sempre o lado bom e o lado ruim.


Mas o que eu queria dizer aqui, quando eu comecei dizendo que eu holandesei, eh que semana passada eu recebi a minha cidadania holandesa. A cerimonia foi bem legal, oficial, com o prefeito, familia e amigos. Com direito a café com torta (bem holendês), foto pro jornal e juramento. Como eu moro em cidade pequena, a cerimonia foi so pra mim (em cidades maiores eles fazer por grupos), mas foi bom assim, bem pessoal e rapida. Agora sou brasileira e holandesa, com duas nacionalidades e dois passaportes... e o coracao continua dividido, metade la e metade aqui.

32 Comentários:

Às quarta-feira, dezembro 16, 2009 9:05:00 PM , Anonymous Eliana disse...

Oi Pat, parabéns pela nova cidadania. Também não curto o final do ano aqui não...foi bem o que vc falou! A gente até pensa em ir pra algum lugar mas sair de um lugar frio pra dar em outro, nem rola! Melhor mesmo seria era ir curtir no Brasil, mas já que não dá, ficamos por aqui com a mesma vibração positiva! Quanto aos holandeses distantes...eu cheguei à conclusão de que eles são fechados sim, principalmente quando nós somos "diferentes" deles...entre eles, a coisa é outra! Bom...essa é minha humilde opinião do pouco contato com alguns colegas de trabalho e do que tenho visto nestes qase 5 anos por aqui! Um beijo pra vc e vai se preparando então pro niver que tá pertinho rs! Até.

 
Às sexta-feira, dezembro 25, 2009 10:02:00 PM , Anonymous ana disse...

gostaria de poder falar com voces..estou na holanda ha 1 mes porque meu companheiro e holandes e vim tentar viver com ele...as coisas nao teem corrido mt bem, mas depois posso contar...como posso entrar em contacto com voces? meu mail e: ana007fonseca@hotmail.com

 
Às quinta-feira, janeiro 07, 2010 8:44:00 PM , Blogger Unknown disse...

Oi Patricia,parabens pela cidadania.Hoje sei o quanto e dificil consegui-la pois estou aqui na Holanda e estou prestes a voltar ao Brasil e nao sei o que fazer para conseguir ficar aqui pelos menos mais 3 meses.Voce poderia me ajudar com algumas informacoes como:como conseguir um prazo maior aqui,aonde devo ir,com quem falar,por favor, e muito importante para mim.Se voce puder me ajudar de alguma forma te agradeco muito.Obrigada e sucesso!

 
Às quinta-feira, janeiro 07, 2010 8:47:00 PM , Blogger Unknown disse...

meu email e :lucianapfontes@hotmail.com

 
Às quinta-feira, janeiro 14, 2010 7:48:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Amiga,
Comentando do meu novo blog :)
De volta a ativa...
beijinhos
Aline

 
Às quinta-feira, janeiro 28, 2010 8:54:00 PM , Blogger Dara disse...

Oi,

Você deve estar cansada de gente te enxendo de perguntas sobre como ir, idiomas, etc.
Infelizmente eu sou mais uma que tem algumas dúvidas a respeito de moradia e dialeto.
Se possível, me add no msn. prometo ser breve >)
Sorte aí!
msn: daratull@hotmail.com
Valeu.

Dara

 
Às domingo, janeiro 31, 2010 3:59:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Patrícia !

Parabéns pela cidadania ! Eu consegui a minha há mais tempo, mas não foi menos sofrida a conquista. Só quem passa pelos apertos é que sabe o que é...
Continue na busca e na batalha. As conquista e adaptações virão espontaneamente. Também já passei pela fase de achar brega as calças corsário...

Cuide-se bem !

Abs,
Susana

 
Às domingo, fevereiro 07, 2010 10:19:00 PM , Anonymous eliecy disse...

Oi Pati...

Que bom que voltou ao blog, bom saber que está tudo caminhando para você.

Também passei por essa fase de não ter tempo para mim. E, com dois aí a coisa pegou mesmo!!! Mas com o tempo colocamos tudo no lugar.

Beijinhos. Aqui em casa os babies estão aprendendo os dois idiomas e já tem dupla cidadania.

Eliecy

 
Às sábado, fevereiro 13, 2010 9:37:00 AM , Blogger Adriana disse...

É verdade! Falando nisso, vamos tomar um café? Mas eu dipenso a calça capri com botas...rsrsrsrs
Você ainda vai falar com igo em português ou virou holandesa de vez e só fala se for a língua pátria???
:):):)

 
Às segunda-feira, março 15, 2010 4:17:00 PM , Blogger Andy disse...

Amiga, é tão bom ler seu blog... Não deixe de escrever! Ai ai ai.

 
Às segunda-feira, abril 12, 2010 6:43:00 PM , Blogger Unknown disse...

OLA,TUDO BEM?
GOSTARIA DE FALAR COM VOCE SOBRE O CURSO DE HOLANDES E A VIDA NA HOLANDA.MEU EMAIL E LUCIANEMERELES@HOTMAIL.COM
OBRIGADA
BEIJO LU

 
Às domingo, maio 30, 2010 3:37:00 AM , Blogger Unknown disse...

Olá Patricia!

Sou a Sabrina, brasileira e moro em Joinville-SC.
Preciso de algumas informações sobre a Holanda.
Gostaria de saber se você pode me ajudar?
Podemos nos comunicar por e-mail.

Obrigada
Sabrina Veiga
sabrina.veiga08@gmail.com

 
Às quarta-feira, agosto 18, 2010 4:51:00 PM , Blogger ticha disse...

Oi Patricia,
estou querendo me mudar para aí no final do ano.
Meu namorado é holandês e adoramos essa zona.
Mas gostaria muito de falar contigo sobre os assuntos da "grande mudança", as duvidas, trabalho, adaptação, etc...
Se estiveres disponivel, o meu e-mail é: tichaemfesta@gmail.com
Obrigado,
Patricia V. ;)

 
Às terça-feira, agosto 31, 2010 3:05:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

OI Patricia, espero que ainda leia seu blog. Vi que foi postado em 2009. Estou indo a Holanda e pensando em estudar na univ. de Utrecht. Se possível, queria tirar umas dúvidas rápidas contigo. Obrigada, meu email: vivian.takahashi@gmail.com

Um abraço
Vivian

 
Às terça-feira, agosto 23, 2011 10:03:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi! Após anos, estou zapeando em alguns blogs de brasileiras casadas com holandes... Bacana sua etapa vencida... Revivi essa sua sensacao ao ler seu post! Beijo
Bibi

 
Às segunda-feira, novembro 28, 2011 2:16:00 PM , Anonymous fernanda disse...

Oi Patrícia, meu nome é Fernanda e eu moro na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, e estou interessada em morar na Holanda, fiz algumas pesquisas e acabei chegando no seu blog,fico feliz que tenha conseguido a nova cidadania. Gostaria de saber se não tem algum e-mail para que eu possa entrar em contato com você, já que a minha preocupação maior é encontrar um emprego ai. Eu fiz um intercâmbio pelo Rotary Club para a Holanda e fiquei por dois meses, e após três anos pretendo voltar pra ficar. Se puder me mande um e-mail : feeeeeer_@hotmail.com. Obrigada e parabéns pelo blog !

 
Às sábado, dezembro 03, 2011 10:45:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Patricia, parabens pela a sua cidadania. Estou Aqui em gorinchem visitando a mina Irma. Estou accompanhando o sei blog e amando.
Prossima semana vamos passera em amsterdam. Ha vi mitosi brasileiros tirando foto em amsterdam de fronte iMac legare grande q tem escrito: AMSTERDAM. Voce sane em que prava fica essai letras?

Obrigada!
Emanuelle
Oliveiramanu4@hotmail.com

 
Às quinta-feira, dezembro 22, 2011 5:10:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Parabens pela cidadania, eu acho que compartilho sua felicidade.
Acabei de descobrir depois de anos pesquisando que minha familia veio da holanda. que surpresa agradavel penso eu.

Quero batalhar agora pra aprender a cultura perdida da minha familia e se der o idioma.

Obrigado por seu blog, acho que ajudara bastante a minha trajetoria.

 
Às sexta-feira, dezembro 30, 2011 9:23:00 AM , Blogger Lu Machado disse...

Olá Patrícia,

Cai no seu blog e como me identifiquei com suas idéias de vivencia na holanda pois estive morando por 3 meses em Rijsbergen, próximo a Breda. Apesar de toda a frieza da galera amei o tempo que passei ai e também estou no dilema para tentar aprender a lingua. Provavelmente volto em Julho. Gostaria de manter contato se quiser. Meu email é luana_machado_@hotmail.com

Abraços e parabéns pelo blog...

 
Às segunda-feira, fevereiro 27, 2012 8:58:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi, achei blog pesquisando sobre a Holanda, achei legal e queria saber se você pode me tirar uma dúvida!
Estou pensando em ir estudar na Holanda por 6 meses, não sou uma pessoa muito difícil pra me adaptar em outros países, mas houvi falar que a cultura dai é bem diferente, como?
E quanto ao idioma, sei que se fala inglês ai, mas por exemplo tenho receio de que seja só alguma parte da população, ou só coisas específicas, e não como Inglaterra e Estados Unidos que tudo é em inglês (as pessoas no metro, as revistas, as crianças.. enfim tudo mesmo)

Obrigada, se você puder me responder será de enorme ajuda!
E parabéns pelo blog :)
Camila

 
Às segunda-feira, março 26, 2012 9:06:00 PM , Anonymous fun viral memes, random stuff disse...

Your blog is really cool, maybe you should update it though :)

 
Às segunda-feira, março 26, 2012 9:07:00 PM , Anonymous sanely thinking disse...

I love ur blog :)

 
Às sexta-feira, maio 18, 2012 8:59:00 PM , Blogger Mayla Nascimento disse...

espaço lindo!

 
Às segunda-feira, novembro 19, 2012 9:20:00 PM , Blogger Juliana Arthuso disse...

Ola patricia,
sou estudante e estou morando aqui na holanda há 2 meses, mas ano passado morei por 8 meses, namorei um holandês mas terminamos..enfim, entrei bem na vida holandesa, indo tomar café chá e comer stroopwafle na casa da família dele, e vi que são mesmo bem diferentes de nós.

De qualquer maneira, gostaria de dizer que também tenho blog, mas está bem amador, eu escrevo mais pra família e amigos!
Se quiser visitar o link é http://semcaberdeimaginar.blogspot.nl/...quem sabe pode me dar umas dicas de como escrever melhor e também dicas dessa vida na holanda!
Quero ficar por aqui por mais uns anos, arrumar um trabalho e tudo mais!

bjss

 
Às segunda-feira, dezembro 17, 2012 5:21:00 PM , Blogger Luiz Claudio disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às segunda-feira, dezembro 17, 2012 5:21:00 PM , Blogger Luiz Claudio disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às segunda-feira, dezembro 17, 2012 5:22:00 PM , Blogger Luiz Claudio disse...

Olá, estava procurando sobre morar no Holanda e encontrei seu blog. Vou fazer um curso na Universidade de Twente (começa em set/2013) e preciso levar minha esposa e meu filho de 2 anos. Que dicas vc pode me dar para alugar alguma casa ou apartamento aí? Desde já muito obrigado.

 
Às segunda-feira, março 21, 2016 9:32:00 PM , Blogger Caroline F. disse...

olá,
queria te fazer uma pergunta pois estou com dificuldade de encontrar aqui no seu blog alguma info.
meu namorado é holandes
eu acabei de retornar pro brasil pois tenho que ficar indo de 3 em 3 meses
agora descobri que estou gravida
e queria fazer o parto em amsterdam
voce sabe se existe algum visto para gravida?
o unico visto que vi é o MVV que demora quase 6 meses para sair
muito tempo
para mim teria que ser algo rapido que eu pudesse ir em menos de 1 mes
pq depois de 3 meses gravida nao pode mais viajar ne
desde ja obrigada

 
Às terça-feira, março 22, 2016 2:37:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi Caroline F.,
Que eu saiba a unica forma de ficar mais do que tres meses aqui é com o visto MVV.
Quanto a voce poder viajar depois dos tres meses de gravidez vai depender do seu estado de saude e da companhia aérea que voce pretende viajar.
Se seu estado de saúde for bom e com um atestado do seu medico acho que voce pode viajar sim mesmo depois dos tres meses de gravidez.O que voce pode fazer é entrar em contato com a companhia aérea e se informar melhor.
Sucesso!!

 
Às quinta-feira, outubro 20, 2016 2:52:00 AM , Blogger Unknown disse...

hello... patricia alles goed met jou.


gostaria de saber como voce conseguiu a dupla nacionalidade... pois fiquei sabendo que não era PERMITIDO... TERIA QUE ESCOLHER UMA DAS DUAS... estou tratando do meu visto aqui no brasil... pra ir morar na holanda, mim responde no emeil...obrigado




morenaflor69@hotmail.com

 
Às quinta-feira, outubro 20, 2016 2:55:00 AM , Blogger Unknown disse...



HELLO PATRICIA, ALLES GOED MET JOU.


GOSTARIA DE SABER COMO VOCE CONSEGUIU SUA DUPLA NACIONALIDADE... POIS AMIGA QUE MORA AI NA HOLANDA, MIM DISSE QUE NÃO SERIA MAIS POSSIVEL...TINHA QUE ESCOLHER UMA DAS DUAS...MIM RESPONDE NO EMAIL. morenaflor69@hotmail.com

 
Às sábado, julho 15, 2017 3:44:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Prezados Senhores(as),

Solicito; com toda educação, o envio de um e-mail específico ao qual eu possa entrar em contato alguns meses a frente.

Obrigado pela atenção dispensada à esta mensagem.

Fernando Tavares
ww.tavarestraducoes.com.br

cadmet@bol.com.br

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial