terça-feira, dezembro 16, 2008

Papai Noel ou Sinterklaas?





Não sei se todos sabem, mais aqui na Holanda se comemora o Sinterklaas no dia 5 de dezembro, e é quando as crianças ganham os presentes e tal. O Papai Noel também existe aqui, mas não é tão comemorado quanto o Sinterklaas. O Sinterklaas é também um bom velhinho que tras presentes pras crianças. Ele vem lá da Espanha de barco, chega na Holanda não sei ao certo que dia, final de novembro ou inicio de dezembro, cheio de ajudantes, todos negros (olha o preconceito embutido), e tem um livro onde todas as crianças da Holanda estão registradas, e neste livro consta tudo, tudinho sobre a criança. Aí, no dia 5 de dezembro, aniversário dele, ele passeia pela Holanda inteirinha no seu cavalo branco, chamado Americo, e passa na casa de todas as criancinhas distribuindo presentes. As vezes ele entra, toma um café com a familia, a criança pode conversar com ele, cantar, recitar poema, fazer o que quiser, que o Sinterklaas gosta muito. E as vezes, o Sinterklaas tambem da bronca na criança, se ela não foi boazinha pros pais. Mas não é sempre que o Sinterklaas vai na casa das crianças. As vezes, ele ta sem tempo (ou os pais sem dinheiro pra contratar um), e os ajudantes dele dão uma passadinha e deixam um saco de presentes na porta da casa da criança. Ah, esquecí, na noite de 05 de dezembro, os avós e tios também vêem esperar o Sinterklaas. E na hora "programada"pro Sinterklaas chegar, a criança tem que cantar bem alto as musiquinhas de Sinterklaas, e aí ele chega.


E uma tradição legal, tão elaborada que fica difícil de convencer as crianças de que não é verdade, quando elas ficam mais velhas. No começo de dezembro é so Sinterklaas pra la e pra ca por aqui... fora os quitutes de Sinterklaas, que eu adoro. Eu gosto muito dessas tradições, gosto de comemorar datas especiais com as crianças. Aqui em casa ninguem mais acredita em Sinterklaas ou Papai Noel, mas nos comemoramos mesmo assim. E daqui a pouco o Bruce estara acreditando.


Aí é que eu fico na dúvida... Sinterklaas ou Papai Noel?? Porque eu tb gosto da nossa tradição do Natal na noite do dia 24 de dezembro (aqui o dia 24 é um dia norma, o Natal é 25 e 26 de dezembro), quando o Papai Noel vem trazer os presentes, de trenó (e, convenhamos, faz muito mais sentido o Papai Noel passear pela Holanda de trenó do que pelo Rio de Janeiro em pleno verão). Mas também comemorar 2 vezes, duas noites de presentes?? Muito consumismo, ne não? O que a maioria por aqui faz, é dizer que o Papai Noel e o Sinterklaas têm um acordo, e onde um vai o outro ja sabe que não precisa ir...


Acho que vamos ter que fazer assim também... e dar os presentes no dia 05 e uma lembrancinha no dia 24 so pra não passar em branco...

Esse Natal vamos passar em Isla Margarita, vamos fugir desse frio terrível que ta fazendo por aqui. Passaremos uma semana la, vamos dia 23 e voltamos dia 31. Estamos todos super ansiosos, espero que seja bom. Pelo o que eu lí, não é tão preparado para o turismo como os outros destinos do Caribe, por isso os preços mais acessiveis, mas espero que "um pouquinho" preparado seja. Por mim, iriamos em maio pra Cancun, que seria o mesmo preço de Isla Margarita nessa época de festas, mas Maridim é teimosim teimosim e quis ir no Natal. Então, o negocio é rezar pra ter uma surpresa boa lá. Geralmente é assim, quando vc vai pra um lugar sem esperar grandes coisas, vc se serpreende positivamente. Tomara que isso aconteça, torçam por nós!



Aqui algumas fotos do Sinterklaas desse ano. Bruce ja estava de pijama, so esperando opa e oma chegarem pra poder ir pra caminha. Os presentes, ele abriu no dia seguinte.
Perdido no meio dos presentes.







Ele já tá quase sentando sozinho!

7 Comentários:

Às quarta-feira, dezembro 17, 2008 2:42:00 AM , Blogger Ludi Botelho! disse...

Querida...
Ele esta cada dia maslindo hen..
bjooo

 
Às terça-feira, dezembro 23, 2008 12:12:00 PM , Anonymous Eliana disse...

Patrícia, bruce está um encanto de menino! Parabéns!!! Vou aproveitar e deixar os meus votos de Feliz Natal a vocês e Feliz 2009!!! Muita paz, alegrias, saúde e sucesso! Boa viagem a vocês!!!! Bjs

 
Às terça-feira, dezembro 23, 2008 7:14:00 PM , Blogger Andy disse...

Amiguinha! Boas Festas, Férias e descanse horrores :)
Beijos em todos.
2009 será maravilhoso! E terei você por perto uns dias!!!!

 
Às sexta-feira, dezembro 26, 2008 1:55:00 PM , Anonymous eliecy disse...

Pat...

Olhando bem agora, achei o bruce parecido contigo (rsss)!!! As fotos estão lindas!!!

Meu marido já foi para Isla Margarita, diz que é uma ilha de festas.

Aproveite tudo com a família!!!

Te desejo um 2009 recheado de boas novas.

Beijos no coração.

 
Às domingo, dezembro 28, 2008 2:23:00 PM , Blogger Lu Olhosde Mar disse...

nossa, q delicia de blog - vc é lina e este teu bebê.....hummmmmmmmm q deliiiicia!!! Deus abencoe vcs muito!!

 
Às quinta-feira, janeiro 08, 2009 10:28:00 AM , Blogger Mile disse...

Eu tenho o mesmo dilema, aqui na espanha comemora-se os Reis Magos, dia 6 de janeiro, e eu nao queria perder a tradiçao do papai noel. Mas sei que fica difícil, já que todas as crianças aqui só falam no reis magos. Vou educar meu filho dizendo que aqui sao os reis magos, mas que no brasil é papai noel, pra quando a gente for passar o natal lá ele nao ficar frustrado esperando os reis.
Bjoks....uau, isla margarita, tenho certeza que vc vai amar

 
Às terça-feira, janeiro 20, 2009 7:48:00 PM , Anonymous superior disse...

dior uk
fendi
fendi purses
discount fendi
fendi handbags

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial