Mais uma etapa
Enfim, mais uma etapa vencida: Passei na prova teorica da autoescola!!! Finalmente! Parece que tirei um peso das minhas costas... Tambem eu não aprendo: sempre deixando pra estudar em cima da hora. Minha prova estava marcada pra hoje desde dezembro, mas eu ficava resmungando do livro, enrolando, lia uma pagina e parava... e estudar que eh bom mesmo, nada. Ate que semana passada bateu o desespero e fiquei na correria de voltar do trabalho, fazer comida e ficar estudando... Hoje estava super nervosa, nem um pouco confiante, mas felizmente correu tudo bem... Eu optei por fazer a prova em inglês, pois achei o livrinho em holandês muito dificil. A prova eh assim: você entra numa salona, com um grupo de mais ou menos 25 pessoas e na mesa em frente a cada candidato tem um aparelhinho onde você vai teclar a resposta: sim ou não, A, B,ou C, ou um numero, por exemplo quando perguntam limite de velocidade. As perguntas aparecem numas telonas que se encontram espalhadadas pela sala, 2 telonas pra cada 9 candidatos. Ao final das 50 perguntas, vão todos pra fora da sala, e em aproximadamente 10 minutos, o fiscal chama todo mundo de volta pra dar o resultado... Essa hora foi terrivel....A fiscal falou assim: Olha, eu enho aqui os resultados... não foi nada bom... de todos vocês somente 2 passaram... Nessa hora eu pensei: Ih, ferrou.... mas felizmente, eu e uma outra menina tinhamos passado. Fiquei impressionada com a quantidade de gente que não passou... antes da nossa prova, vi tambem o resultado de um outro grupo, mas de holandeses mesmo, e muita gente tambem não passou.... Achei impressionante, porque no Brasil, acho que todo mundo que eu conheço passou de primeira na prova teorica. Na pratica tem muita gente que fica nervosa e não passa, mas na teorica todo mundo passa... mas aqui não. Tambem achei a prova daqui mais dificil, com muito mais conteudo que la, pelo menos ha 10 anos atras, quando eu fiz a minha prova teorica no Brasil...
No trabalho tudo otimo. Gosto muito das minhas colegas. Alias, queria colocar uma coisa aqui: eu tenho uma colega, de seus 50 anos, muito gentil com todos, aquele tipo de gente que quando você encontra, você pensa, nossa, que pessoa boa. Sempre educada, sempre aglegre, sempre uma palavra positiva pra todos, super atenciosa com qualquer um. Outro dia ela me contou que o seu marido descobriu um câncer no intestino ha 2 anos atras. Desde então, eles passaram por cirurgias, quimio, imunoterapia, e outros tratamentos ainda em estado experimental. Sexta-feira ele fara uma outra cirugia, pois esta sentindo muita dor no dreno que teve que ser colocado quando ele teve que tirar 20 centimetros do intestino. Na verdade, o que eu queria colocar aqui eh que as vezes a gente se preocupa tanto com coisas sem importâcia, acha que os nossos problemas do dia a dia são problemões enooormes, briga e fica emburrado por besteira, e na verdade, isso sim eh que eh problema. Eu falo isso não so pra vocês não, mas pra mim mesma. Gente, olha o tamanho do problema dessa familia, e essa mulher vai trabalhar todos os dias sorridente e amavel com todos que a cercam. Eu a admiro muito. Tambem quero ser assim. Sera que esse sempre foi o temperamento dela, ou ela aprendeu a ser assim pelo sofrimento? Maridim acha que eh temperamento. Eu ate concordo, mas acho que o sofrimento molda as passoas e ensina muito. Se você quiser aprender. Tem gente que prefere ficar amargo e reclamando da vida, mas eu acredito que o sofrimento vem pra te ensinar algo mais importante. O dificil eh ter sabedoria pra enxergar isso e transformar o sofrimento em algo positivo. Desde que eu soube da historia dela, tenho rezado muito pela saude de seu marido, e tambem agradecido ter conhecido essa pessoa, com quem tenho aprendido tanto. Tenho procurado dar mais valor as pequenas alegrias do dia a dia e procurado ser mais tolerante e paciente (ja que paciência eh mesmo o meu ponto fraco). Tambem tenho agradecido muito pela saude da minha familia daqui e de la do Brasil. Pequenas coisas que a gente deveria fazer sempre, mas que por um ou outro motivo, acaba esquecendo. Ate que a vida vem e nos da um “sacode”, nos mostrando o que eh realmente importante nessa vida.
Tempinho de m#@$*!!!!
Gente, que tempo horrivel que esta aqui! Ontem chegou uma tempestade por essas bandas daqui e parece que ela vai embora amanhã. Eu juro que nunca vi ventos tão fortes, assustador.
E adinvinha quando começou? Ontem um pouco antes da hora de eu sair do trabalho, claro. Sai de la fresca e bela, peguei minha bicicletinha, crente que tava abafando, e ja nas primeiras pedaladas, vi o negocio não tava muito bom pro meu lado não... no meio do caminho, numa area totalmente descampada, o vento me pegou de jeito... quase voei da bicicleta... Sem brincadeira, fiquei com muito medo, não aguentava mais pedalar, estava muito pesado e muito perigoso.. O jeito foi botar o rabinho entre as pernas, descer da bike, e vir caminhando parte do meu trajeto. E, mesmo assim, ainda pensei que o vento fosse me levar embora... Cheguei em casa acabada, nem preciso falar...
Hoje Maridim me levou pro trabalho de carro e uma colega se ofereceu pra me trazer de volta, mesmo sendo totalmente fora do caminho dela. Fofa, ne? Não esperava isso dela não, ja que nos nem temos tanto contato assim. Mas ela me trouxe toda simpatica, dizendo, ah assim você não precisa esperar seu marido... quando for assim, pode deixar que eu te dou uma carona... Achei muito legal da parte dela. Ate que eu não posso reclamar dos holandeses não, gente, pelo menos os que eu conheci ate hoje foram sempre muito legais comigo. Claro que em todo lugar ha gente boa e gente ruim, mas acho que ate hoje eu tive a boa sorte de atrair pessoas boas pro meu lado.
Falandoem coisas boas, a
Sandrinha me passou a tarefa de contar pra vocês cinco dos meus planos para 2007, então la vai:
1) Falar holandês fluente (sera esse um sonho? Eu acredito que não, mas em todo caso quero falar o melhor holandês);
2) Conseguir um empregonuma area que eu goste, um emprego que me direcione, que me dê um rumo profissional, ja que eu ainda tô meio perdida nessa area, não sei se volto pra minha profissão, ou invisto em outra coisa...
3) Trazer meus pais aqui pra me visitarem;
4) Começar (e terminar) as obras na nossa casa em Groningem...
5) E, mais pro final do ano, engravidar!
Eu tenho muitos outros planos pra 2007, mas acho que esses são os mais importantes.
Agora deixa eu ir tomar um banho, ficar cheirosinha, porque com ou sem tempestade, hoje nos vamos sair pra jantar fora pra comemorar meu emprego, que ate hoje a gente não comemorou!
No trabalho
Gente, meu trabalho eh super pertinho de casa!!! Nunca tive isso na minha vida! Tirando o colegio, minha faculdade e trabalho la no Rio sempre foram suuuper longe de casa, agora estou trabalhando a 10 minutos de bike de casa!!! Bom demais! O lado ruim eh esse inverno... nossa... Maridim disse que eu tive azar nessa semana, pois deu ate na TV, pontes fechadas e tal por causa do vento e chuva fortes... mas eu acho que não eh so essa semana não, melhor eu ir me acostumando, pois parece que esse inverno por aqui vai ser ser assim mesmo, muito vento e chuva e pouca neve...
Na quarta, tive treinamento e na quinta comecei mesmo o trabalho. Estou gostando, eu trabalho com mais 3 colegas numa sala, e na sala ao lado, mais 4. Todas fazendo o mesmo trabalho, então acaba sendo legal, uma ajuda a outra, conversa um pouco, e ri bastante... elas aparentam ser legais, pelo menos essa foi a minha primeira impressão. Todas muito simpaticas e prestativas, sempre dispostas a ajudar.
Eu tô estranhando um pouco trabalhar o tempo todo sentada na frente do computador. Nunca trabalhei assim. Ficava sim, hooooras na frente do microscopio, e com a cara enfiada em livros, preparando aulas e tal. Mas nos dias que eu dava aula mesmo, era o dia todo em pe, andando de um lado para o outro da faculdade. Não estou achando ruim não, longe de mim reclamar! Mas eh diferente do que eu estava acostumada...
Mas o que eu tô gostando mesmo eh ir pro trabalho de bicicleta! No inverno, ok, nem sempre eh tão divertido chegar em casa que nem um pinto molhado (abafa o caso, mas na quarta eu cheguei em casa num estado deploravel... e o vento? Na maior parte do caminho de volta, eu pedalo contra o vento, suuuper pesado, mas quando ele vem de lado eh poir ainda, quase me joga da bicicleta...), mas no verão deve ser uma delicia!!! Como esse meu trabalho eh temporario, nem sei se no verão ainda estarei por la... mas que deve ser uma delicia, ah isso deve!
No mais, tô aqui estudando pra prova teorica da auto escola... ai, coisa chata, gente, mil vezes estudar holandês (gosto não se discute, ne?) do que ler esse bendito livrinho da auto escola!
Bom eh isso, passei aqui mais pra contar a vocês como foram os primeiros dias por la e agradecer a torcida! Eh muito bom ver os comentarios carinhosos de vocês, muito obrigada mesmo! Beijos.
Boa noticia!!!
Gente, boa noticia!!! Alias, muito boa!! Consegui um emprego!!! Deixa eu contar melhor...
Sexta feira passada vim aqui em Tiel pra me inscrever numa uitzendbureau onde Maridim tinha uns contatos... Vim la de Groningen ate aqui so pra isso, mas não deu em nada... a mevrouw disse que eles não timham nada pra mim, e que se alguma vaga aparecesse, eles entrariam em contato. Sai de la meio desanimada, estava achando que asim, meio de peixada conseguiria alguma coisa.... A tal uitzendbureau era do lado do escritorio do CWI, então resolvi dar uma passada la pra ver as vagas... achei 5 vagas interessantes, mas na hora da "entrevista" a tal senhora do CWI so fez me desanimar... "essa empresa não eh pra você", "essa vaga não eh pra você", e assim foi... Sai de la mais desanimada ainda... mas ainda assim, resolvi dar uma passadinha na Tempo-Team, uma agência que esta cheia de vagas na internet, e eu ja tinha me inscrito pra varias, mas sem resposta.
Eis que eu chego la e a menina me diz que eu cheguei na hora certa, que eles estavam precisando de alguem pra fazer entrevista na segunda feira e que começaria atrabalhar ja na terça. Passei o final de semana meio ansiosa, mas a ansiedade braba mesmo bateu na segunda feira de manhã antes da entrevista... ate dor de barriga eu tive... hihihi...
Enfim, correu tudo bem na entrevista, a senhora foi o tempo todo super positiva, eu achei o trabalho legal, ambiente legal, tudo positivo. Fiquei ontem o dia todo aguardando a resposta, mas nada... ja quase 6 da tarde, a menina da Tempo-Team me liga dizendo que eles deixaram pra decidir hoje.. ai, mais ansiedade... e hoje de tarde eu ja tava meio tristinha, sem carro, sem emprego e sem vontade de estudar a teoria pra prova de direção, quando a menina me liga dizendo que eu passei e começo a trabalhar amanhã!! Eita felicidade!! Meu primeiro emprego na Holanda!! Não eh um empregaço, não eh na minha area, mas eu tô muito feliz!! Eh mesmo o que eu tava procurando, um emprego simples, temporario, na area administrativa, mais pra me dar experiência mesmo. Vou trabalhar 4 dias na semana, de 8 as 4:30. Eh aqui pertinho de casa, uns 15 a 20 minutos de bike (vamos esquecer a chuva um pouquinho, pra não estragar minha alegria), não poderia ter localização melhor.
Um conselho aqueles queestão a procura de empregos atraves de uitzendbureaus: se inscrever pela internet eh legal, mas ir ate la e conversar a com a pessoa eh muito melhor. Totalmente diferente. Principalmente pra nos buitenlanders. Pela internet, por mesmo que você escreva bem em holandês, eles nunca vão confiar que você realmente fale a lingua bem. Pelo menos no meu case, me inscrever pela internet não adiantou de nada. Eutinha solicitado pra essa vaga, mas eles continuavam a procurar candidatos, ignorando a minha solicitação. E quando eu cheguei la, no cara a cara, as portas se abriram.
Então, amanhã conto como foi o primeiro dia! Muito obrigada a todos que pensaram positivo por mim, funcionou!!
Tudo de bom em 2007!!!
Eh o que eu desejo a todos nos!!
Nesse final de ano ficou super dificil de postar... Vou tentar dar uma resumida nas novidades e depois, com mais tempo, vou postando as fotos e mais detalhes...
Meu aniversario foi otimo, passamos o dia na praia, com mami, minhas primas e priminhos, e a noite foi a familia toda (ou quase toda) la pra casa dos meus pais. Rimos muito com meu irmão e tio Jack, como sempre, foi super gostoso. No dia seguinte, vim embora pra ca. Meu vôo da TAM do Rio para São Paulo atrasou 5 horas... pois eh 5 horas no Galeão, esperando... uma confusão danada, ninguem sabia dar nenhuma informação... sorte que eu não fui pra sala de embarque na hora que eles disseram, fiquei perambulando pelo aeroporto com papi e mami... coitadinhos, eu sei, mas pelo menos tivemos mais umas horinhas juntos... Sorte tambem que o meu vôo de São Paulo pra Amsterdam era somente 8 horas depois do vôo Rio-SP, então não teve tanto stress. Os vôos internacionaois não estavam tendo atraso.
Cheguei aqui e a familia toda estava me esperando no areporto!! Ai, que alegria!! Foi muito bom ter ido ao Brasil ver minha familia, mas tambem foi muito bom voltar pra casa!
O Natal deles aqui eh comemorado nos dias 25 e 26, o dia 24 eh um dia normal... mas aqui em casa não foi não... na noite do dia 24 nos arrumamos bonitinhos, e fizemos o Natal a moda do Brasil, com direito a peru e rabananda. Ficou uma delicia! O peru que Maridim comprou era recheado com carne moida... diferente, mas gostoso. E todo mundo adorou a rabanada. Ficou uma delicia mesmo. No dia 25 tivemos um almoço num restaurante grego com a familia toda de Maridim: pai, madrasta, irmao, etc... foi legal tambem e a comida deliciosa. Depois fomos ao cinema ver Holiday, filmezinho agua com açucar, bem no clima de Natal. Dia 26 foi mais tranquilo, as crianças foram passar o dia com a mãe e eu e Maridim ficamos aqui, matando as saudades, fomos jantar fora e namorar um pouquinho...
Entre Natal e ano novo, fomos passar uns dias em Arhus, na Dinamarca, na casa de um amigo de Maridim, e no ano novo mesmo ficamos em casa, fomos visitar os vizinhos depois da meia noite e foi so. Estavamos muito cansados... o fim de ano foi muito corrido... ano que vem planejaremos algo mais divertido pra fazer no ano novo...
E hoje eh o ultimo dia das ferias... amanha as crianças voltam pro colegio e Maridim e eu voltamos pra Tiel. Ainda tem eh coisa pra fazer no apartamento... vamos ver quando eu vou ter tempo... estou cheia de planos para esse ano... A unica coisa chata eh que eu não posso mais dirigir aqui... acabou a validade da minha carteira internacional... dia 31 de janeiro tenho exame teorico e depois começo algumas aulas praticas, mais pra me acostumar com o tal de olhar sobre os ombros, que no Brasil eh proibido e aqui eh obrigatorio... por causa das bicicletas, dizem eles... mas eu sempre esqueço de olhar sobre o ombro antes de virar....
Pois eh, o chato eh que agora a gente não mora mais no centro... não da mais pra ir a pe ate a estação de trem... nem as lojas.... mas, enfim, olhando pelo lado positivo, assim eu não gasto dinheiro e sobra mais tempo pra estudar. Fora isso, me inscrevi pela internet em algumas uitzendbureaus, essa semana vou ter que ir de bike ate o centro me inscrever nas outras... e rezar pra aparecer um empreguinho bem legalzinho pra mim!! Vamos fazer uma corrente positiva pra mim, gente!!
Posto fotos depois! Tudo de bom pra todos em 2007, muita saude e harmonia na familia! E que tenhamos força para concretizar os nossos sonhos e consigamos apreciar ser felizes com as nossas vidas! Beijos pra todos!