terça-feira, junho 06, 2006

Curso de holandês

Quando eu decidí me mudar pra cá, já tinha consciência de que teria que aprender a falar holandês, por isso, Maridim comprou pra mim os livros do Delftse Methode que vem com CDs e eu comecei a estudar sozinha em casa... essa língua nada tem de fácil, ainda mais estudando sozinha... mas o bom é que eu gosto de estudar, e gosto de idiomas, então foi razoavelmente tranquilo estudar sozinha..
O governo daqui te dá direito a um curso de holandês, mas eu já ouvi várias pessoas falarem mal desse curso, e o que eu vejo por aí é que demora muito pra começar, algumas pessoas têm que esperar até 6 meses pra começar, e, no final das contas, esse curso te dá uma idéia do idioma, depois você tem que fazer cursos por sua conta. Então, por isso, eu e Maridim decidimos não esperar e começar logo por nossa conta um curso. No dia que cheguei aqui era o último dia pra fazer a prova de nivelamento e fui direto do aeroporto pro curso. Quase dormí sobre a prova, mas deu tudo certo, conseguí passar pro nível 2 (A2). Fiquei feliz por ter pulado um nível, economizando tempo e dinheiro. Hoje foi o primeiro dia de aula, e eu gostei muito..
Fui sozinha de carro, com um medinho de me perder, mas fui e correu tudo bem. O curso é na Universidade de Utrecht, 45 minutos daqui de casa de carro. A turma é composta é uns 14 alunos, cada um de um canto do planeta, o que torna tudo muito mais interessante. A aula é toda dada em Holandês, difícil de acompanhar, entender tudo que o professor fala, mas acho que pro primeiro dia me saí bem. A lição que eles deram hoje eu já tinha visto no Delftse Methode, então ficou tudo mais fácil. Tenho aula 4 vezes por semana, 3 horas por dia, e estou com grandes expectativas de aprender um pouco mais, começar a falar logo essa língua na rua com as pessoas, arrumar um emprego... tudo bem, ainda vai demorar pra eu chegar nesse nível, mas tem que começar de algum lugar, né? Muita gente me pergunta se eu não quero trabalhar aqui e tal, tá pensando que é fácil assim?? Quando eu cheguei aqui, fui a 6 agências de emprego...sim, 6 agências num só dia... e sabe qual foi a resposta em todos elas? Você precisa aprender o idioma primeiro, sem o idioma a gente não quer nem ver o seu cv... Duas delas me disseram que até pra trabalhar em linha de produção eu teria que ter um Holandês básico, nível 3, pra poder entender as normas de segurança da empresa e como lidar com o maquinário... Tudo bem, então vamos aprender esse idioma....
O engraçado foi a salada de línguas que nós fizemos no intervalo da aula, eu conversando com dois colombianos, uma norte americana e uma sulafricana... muito engraçado, um pouco de Espanhol, Inglês e Holandês, tudo misturado...a frase começava em uma língua e terminava em outra... o importante era fazer se intender, não importava em qual língua... Foi muito bom, eu tava doida pra começar logo esse curso, conhecer gente e fazer algo que me dê prazer..
É isso aí, pode ser que daqui a uma semana eu esteja de saco cheio desse curso, mas hoje eu tô muito feliz que ele começou! E se um dia eu reclamar do curso, vocês podem me lembrar como eu estava doida pra que ele começasse logo!

41 Comentários:

Às quarta-feira, junho 07, 2006 3:16:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Lindaaaaaaaaaaa!
Saudades!
Que bom que vc tá bem aí, amiga!
Adoro fofocar sua vida por aqui! rsrsrsrs
Beijocas, te adoro!
Carol

 
Às quarta-feira, junho 07, 2006 3:24:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Paty aprende para depois ensinar para gente!
beijos
Wal

 
Às sexta-feira, junho 09, 2006 7:41:00 PM , Blogger Patricia disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
Às terça-feira, janeiro 09, 2007 12:54:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Oi, descupe ser intrometido mas meu nome é Marco Riechelmann tenho 11 anos e vivo em Santos/SP, sou neto de um imigrante Holândes, meu foi vitima de cansêr na garganta quando eu tinha 2 anos e eu nunca tive a chance de aprender a lingua do país do meu avô, portanto por favor se você pudesse me ensinar pelo menos algumas frases eu agradeceria muito.
obrigado.

riechelmann@ig.com

 
Às terça-feira, janeiro 29, 2008 11:45:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

ola gostaria de poder te conhecer sou portugues e trabalho na zona de eindhoven gostaria que me desses umas dicas para iniciar uma vida na holanda agradecia muito mesmo Pedro Amorim

 
Às sexta-feira, fevereiro 01, 2008 3:53:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Olá
Estou indo morar na Holanda provalmente no mês de julho e gostaria de saber informações sobre estudos, trabalho, etc. No momento, estou cursando direito...seria possível a continuação desse curso aí?!

Aguardo um retorno,

Hilma
Bjus

 
Às sexta-feira, fevereiro 29, 2008 1:54:00 AM , Blogger luoliweira disse...

olá!
como está a vida na Holanda?eu fui e adorei,é um país maravilhoso.Gostaria de poder contar com sua ajuda, pois estarei aí novamente em julho e quero fazer um curso de neerlandês.Vou morar próximo a Groningen em Delfzijl e gostaria de saber se por lá tem algum curso oferecido pelo governo.Aguardo resposta.Lú

 
Às domingo, junho 01, 2008 9:58:00 PM , Blogger Unknown disse...

vc podeira me passar algum site desse curso que vc faz em utrecht sou brasileiro tb e to passando um tempo na holanda e como vc comecei no brasil a estudar o idioma com livros e cd's o motivo foi outro trabalho com turismo e o ingles ja nao tava sendo suficiente heheheheheh

agurado resposta

doei doei

 
Às quarta-feira, agosto 20, 2008 5:49:00 PM , Blogger Rita disse...

Olá!!!
Vim agora de uma viagem a Amesterdão, e adorei!!!Estou mesmo a pensar em tentar arranjar trabalho por lá. Será que me podiam ajudar e explicar-me por onde começar, só falo Inglês. É fácil encontrar trabalho e casa poir lá? Por onde devo começar?
Obrigado!!
Rita

 
Às segunda-feira, agosto 25, 2008 6:49:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Olá, gostaria de informações sobre opções de cursos para brasileiros aprender holandês. Vou passar 3 meses na Holanda e preciso estudar o idioma para fazer o teste de integração. Meu e-mail para contato é: cynthia_nery@hotmail.com.
Obrigada pela ajuda e disponibilidade!
Cynthia

 
Às terça-feira, abril 07, 2009 1:47:00 PM , Blogger golfinhosgemeos disse...

Olá gostei muito de tua istoria e persistência,para aprender outro indioma...é isto ai,ñ desista de teus sonhos!
MARCOS CASTRO.

 
Às quinta-feira, abril 30, 2009 12:32:00 AM , Anonymous virlene disse...

oi linda tudo bem? adorei sua historia bom e que na verdade o holandes e muito dificil mesmo eu tenho um namorado que e holandes e tem 1 ano que namoramos eu vivo na espanha e ele na holanda e dificil mas quando amamos fazemos tudo!! enfim eu queria que vc me add no seu msn pra vc me ensinar um pouco de holandes pk e muito dificil!!! pk e eu tenho vontade de aprender e prefiro fazer esso com uma pessoas que fala o mesmo idioma que eu!! e mas facil! linda beijos sorte! te deixo meu msn ok me add porfavor!! timbozinhasex@hotmail.comate mas

 
Às terça-feira, julho 07, 2009 4:25:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Ola Patricia, meu nome é Iara e gostaria de ir a Holanda para estudar inglês, sim inglês!( é que tenho tias aí, mas elas não mexem com a net). E não consigo achar esse curso na net. No consulado me falaram que eu poderia encontrar na internet, mas nem com sinais de fogo eu encontro. Então gostaria muito da sua ajuda, vc poderia me dar esse "HELP". A big Xoxo for u... Bye.
IARA. ( iaraufa@hotmail.com )

 
Às segunda-feira, agosto 17, 2009 3:17:00 PM , Blogger Unknown disse...

Seu maridim é holandês?
Se for assim fica mais fácil, né?
Eu tô tentando ver a melhor maneira de ingressar nesse país com a possibilidade de trabalho e a intenção de aprender o idioma também, mas não tenho o inglês fluente e acho que isso não ajuda, né? rs
O que me diz a respeito??

 
Às segunda-feira, agosto 17, 2009 3:21:00 PM , Blogger Unknown disse...

ah, meu contato é gardydance@hotmail.com

 
Às quinta-feira, setembro 17, 2009 2:30:00 PM , Blogger morena sex disse...

Oi me chamo rose,estou na hollanda,faz mais ou menos 2 meses
que estou aqui,mais ainda nao falo bom hollandes teria como voce me da algum dicas.
Meu email ro-zi-linda@hotmail.com

 
Às sábado, novembro 14, 2009 5:28:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

aqui é o curso básico: http://www.s4ulanguages.com/neerlandes.html

 
Às segunda-feira, março 01, 2010 4:50:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi, Patricia, tudo bem? Estou procurando um curso de holandês para começar em maio. Você gostou do curso que fez? Três meses foram suficiente para fazer o teste de integração? Ah, e você poderia me passar o contato do seu curso? Meu contato é andm2003@msn.com. Obrigada!
Bj
Andrea

 
Às terça-feira, abril 27, 2010 9:32:00 PM , Blogger Marlene Odijk disse...

Olá
estou precisando de ajuda uuurgente,estou partindo a pouco para a holanda e gostaria muito de aproveitar o meu tempo fazendo o curso de holandes em alguma escola . Estou indo para uden e gostaria muito que voce me ajudasse se possível.
Beijos e ficarei muito agradecida

 
Às terça-feira, maio 04, 2010 7:08:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Olá Patrícia,=)
Meu nome é Mara e namoro um holandês há quase 2 anos, e atualmente nosso objetivo é ficarmos juntos. Ele mora aí na Holanda e eu no Brasil. Venho tendo aulas de holandês há 3 meses para me preparar para a prova de intergração civil. Na sua estória, vc não citou essa prova e só começou a estudar o idioma depois que se casou e foi morar na Holanda, o q me deixou confusa. Eu gostaria de saber se é possível, antes de fazer a prova de integração civil, por motivo de ainda não estar preparada, se seria possível, eu fazer um curso de holandês na Holanda. Já q eu uniria o útil ao agradável. Ou seja, aprenderia o idioma e ficaria com meu namorado. Gostaria de saber se existem cursos de holandês com duração de um ano, pelo menos. Se vc puder me ajudar com essas informações ficaria muito agradecida.
Parabéns pelo esforço e pelo casamento!
Espero poder receber uma resposta!
Agradeço desde já!
meu email é marinhanc@hotmail.com
Felicidades

 
Às quinta-feira, junho 17, 2010 2:15:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Olá, Patrícia! É muito bom receber essas notícias de brasileiros que vão ao exterior, lutam e consegue alcançar os objetivos. Eu estou planejando ir para a Haia fazer um curso de Direito Internacional que dura aproximadamente um mês, e estou guardando dinheiro para ir em junho de 2011. Gostaria de aproveitar melhor a minha permanência e fazer outros cursos por aí, mesmo que não seja na área do direito, talvez até o inglês. Se eu pudesse mesmo, permaneceria aí por uns seis meses a um ano! Que sugestões você me dá? O que eu poderia fazer para conseguir um trabalho aí em qualquer área que me ajude a permanecer no mínimo um semestre? Este é o meu e-mail: evandroguedes@web.de
Muito obrigado e boa sorte!

 
Às sexta-feira, junho 18, 2010 11:51:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Olá
tudo bem!
Se fosse possivel, voce poderia enviar algum material ou link de site onde eu possa aprender mas o holandes?
Estou morando em Reuver e falo o basico do ingles so...
eu li sua historia e fiquei empolgado pensando que possa acontecer o mesmo comigo, parabens.
Eu agradeço desde ja a sua compreensao e ajudar.
meu e-mail: abraaopereira@hotmail.com
boa sorte.
beijos

 
Às sábado, julho 17, 2010 2:16:00 PM , Anonymous sandro disse...

ola muito prazer quero muito aprender holandez mais de preferencia com uma brasileira como voce me chamo sandro e preciso muito da sua ajuda como faco para entrar em contato com vc moro em amsterdam abracos sandro

 
Às sábado, julho 17, 2010 2:20:00 PM , Anonymous sandro disse...

segue meu msn ok reis_888_3@hotmail.com to on line

 
Às sábado, julho 17, 2010 2:23:00 PM , Anonymous sandro disse...

entre em contato comigo ok me chamo sandro 0644014888

 
Às quinta-feira, agosto 26, 2010 12:38:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Patricia
meu filho vai fazer estagio na holanda (ele cursa engenharia agronomica) ele sabe um pouco de ingles. Na holanda tem como fazer curso ingles para melhorar a conversação.
meu nome jose carlos toscano - moro em mococa-interior de são paulo- meu email: jc-toscano@hotmail.com

 
Às quarta-feira, maio 04, 2011 8:35:00 PM , Blogger Marina disse...

Oii!! Adorei sua história.. Sou uma brasileira apaixonada pela Holanda, passei um mes em dezembro do ano passado e meu unico problema foi de não ter o dominio da língua. Ano que vem, assim que acabar meu vestibular, estou querendo voltar pra Holanda pra fazer um curso e ter maior domínio sobre a lingua. Todo mundo me chama de louca por querer aprender, mas é que eu adorei muito tudo da holanda, desde da cultura até o idioma estranho, hehehe. Esse curso que você fez serve também para estrangeiros que pretendem aprender o idioma melhor? Ficaria muito feliz em ir passar um tempo aí e conhecer a cultura melhor.. =) aguardo informações..

 
Às quinta-feira, maio 12, 2011 2:18:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

olá!
tenho 17 anos i estou na holanda... tenho dificuldades na lingua tipo a falar.. meu cunhado e minha irma ja me tentaram ajudar mas nao consigo mesmo assim porque faltame pernuncia.. tive a pensar assim que fizer os 18 ir para um curso só que eu nao sei falar ingles .. e as escolas de curso primeiro falam ingles i depois o holandes i eu nao sei o ingles ou seja nao iria entender nada... o que faxo?

 
Às quinta-feira, junho 30, 2011 12:37:00 PM , Anonymous Silvana - Fortaleza disse...

oi Patricia meu nome è Silvana,estou na Holanda a 10dias irei passar 3 meses,gostaria muito de ter aulas com uma brasileira acho que assim serà mas fàcil aprender o idioma,quero muito aprender falar holandes,aguardo sua resposta,è:silvana_for@msn.com

 
Às quarta-feira, agosto 17, 2011 10:15:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi,tenho que fazer esse curso de integração.E na verdade não sei por onde começar.Preciso muito de ajuda.
Moro no Rio de Janeiro, se você conhecer alguém que der aulas particular ou queira me adicionar para praticarmos a língua ou me dar
dicas sobre o curso, meu e-mail é dudamacilon@gmail.com desde já, muito obrigado.

Duda

 
Às quinta-feira, outubro 27, 2011 11:00:00 PM , Blogger .PRISCILA disse...

Oi Patricia, espero que ainda esteja mantendo o blog atualizado pq pode ser minha salvação...Meu nome é Priscila e estou pensando em ir passar uns meses na Holanda com uma prima que mora aí...gostaria de saber qual é o site do curso na net, pois tbm não consigo achar...Se puder me passar vai me ajuddar demais... Valew. (primdays@yahoo.com.br)

 
Às quarta-feira, dezembro 14, 2011 10:38:00 PM , Anonymous jose disse...

Ola boa noite, gostava de saber se me pode dizer como esta a situação na Holanda em relação ao trabalho de produção, já trabalhei aí durante 3 anos e meio numa agência de Bladel, mas depois veio a chamada crise e praticamente toda gente veio embora daquela agência. Entre Apert, Bladel e Reusel sabe-me dizer alguma Fabrica ou agência que procure trabalhadores de produção? muito obrigado pela atenção. (josemcbarreiro@gmail.com)

 
Às quarta-feira, fevereiro 08, 2012 9:50:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Querida! sabes me indicar um curso intensivo de Holandes?
dizem que existe um mosteiro no sul da Holanda que tem um curso carissimo, mas, q aprende, vc sabe onde é? ja ouviu falar? obrigada,si

 
Às quinta-feira, abril 12, 2012 3:21:00 PM , Blogger Heldergn disse...

Olá Patrícia adorei seu comentário, fui conhecer a Holanda ano passado e adorei esse País, gostaria de saber de você como conseguir um visto para não ficar clandestino, pois sou casado aqui no Brasil e como casado fica mais difícil um visto permanente, já estou estudando a língua Holandesa e pretendo em breve voltar à Holanda e tentar morar ai em definitivo, fico aguardando uma opinião sua, meu nome é Helder Nobre tenho ORKUT e FACEBOOK, meu e-mail heldergn@ig.com.br , caso queira me adicionar para compartilhar sua experiência na maravilhosa Holanda agradeceria muito, agradeço e aguardo seu contato.

 
Às quinta-feira, julho 26, 2012 7:57:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi Patrícia!

Você ainda está movimentando o Blog?!
Gostaria de conversar um pouco com você sobre a Holanda, seria possível? Meu e-mail é fatnandes@hotmail.co.uk

Bj,(com aquela "pessoalidade" bem brasileira)
Fatima

 
Às sexta-feira, agosto 24, 2012 2:19:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Qual a escola que você estuda holandês ? Estou querendo estudar Holandês na holanda

emmanueldosfragas@yahoo.com.br

 
Às sexta-feira, agosto 24, 2012 2:20:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Qual a escola que vocês estuda Holandês . Estou querendo ir aprender Holandês na Holanda. Tens alguma indicação para mim ?
Emanuel
emmanueldosfragas@yahoo.com.br

 
Às sábado, março 23, 2013 4:16:00 PM , Anonymous Andre disse...

boa tarde gostaria de saber se é possivel alguem me indicar uma escola onde possa aprender holandes, no proprio país, estou a viver perto de Groningen, caso alguem saiba algo por favor contacte-me.

Aqui fica o meu email.
andr3_21@hotmail.com

Atenciosamente,
Andre Assuncao.

 
Às sexta-feira, agosto 30, 2013 2:04:00 AM , Anonymous Caio Simonian disse...

Olá, estou planejando ir para Holanda justamente para aprender a língua e morar por lá... O problema é que nao tenho passaporte europeu, só o brasileiro mesmo.. Você sabe de algum curso que me dê um visto para ficar mais tempo estudando por ai?
Obrigado.

 
Às quarta-feira, junho 11, 2014 4:47:00 PM , Blogger Unknown disse...

Ola meu nome é isaura mas gosto que me chamem de isa. Esta apenas com 7 dias que cheguei de mala e cunha vim em janeiro estudei muito pra fazer esse tal exame do visto,meu namorido foi essencial nessa etapa voltei pro Brasil e passei. Agora moro aq rstou feliz e doida pra comecar a estudar de novo mas gostaria de uma escola que tivesse aulas tres veses por semana e que n fosse em amsterdan porque fica longe pra mim. Voce saberia uma escola que n fosse amsterdan. E parabens por suas conquistas tambem estou buscando as minhas

 
Às terça-feira, janeiro 30, 2018 3:19:00 PM , Blogger Amor sem Fronteira disse...

Boa Tarde,
Gostaria de saber se você conhece alguma escola que dá o curso de holandes para o exame de intregração civil em groninga?
obrigada

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial