sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Falando sobre gravidez







Vou logo avisando que o post eh grande, então, pra quem acha esse assunto um saco, melhor ir ler outra coisa, porque hoje eu acordei inspirada...
Ja estou no 7º mês e posso dizer que desde umas 4 ou 5 semanas estou vivendo a melhor fase da gravidez. Pra dizer a verdade, a minha gravidez esta sendo (ate agora) muito mais tranquila do que eu esperava (ai, bate na madeira!). E pra ser bem honesta mesmo, eu so comecei a curtir a gravidez de 4 ou 5 semanas pra ca.

Antes disso, eu tava, no começo, apavorada, depois, assustada, depois, preocupada, depois so um pouquinho grilada, e so agora eh que eu consegui relaxar mesmo. Acho que a primeira gravidez eh pra toda mulher assustadora. Mesmo que seja bem planejada e desejada, na hora que o teste da positivo, você so tem uma certeza: a sua vida nunca mais vai ser a mesma. Vai mudar tudo. Na maioria das vezes, pra melhor, mas a sua vidacomo você conhece hoje, não vai mais ser a mesma. Putz, so isso ja eh apavorante. E ai, você ja asssustada, vai procurar se informar: compra livros, revistas, lê milhares de sites sobre gravidez, parto, bebês, etc etc. Pânico geral. Você vai encontrar nessas fontes tudo de bom e de ruim que vai acontecer com você durante a gravidez. Você lê que pode acontecer de tudo e mais um pouco com o seu corpo. So pra da uma ideia: Enjôos (nos mais variados niveis, tem mulher que enjôa os 3 primeiros meses, outras, a gravidez inteira, no meu caso, eu so enjoei duas semanas, mas durante essas 2 semanas eu queria morrer so de pensar que isso poderia durar ate sabe la Deus quando), azia, constipação, hemorroidas, varizes, inchaço (principalmente nas pernas e pes), acne, manchas de pele, unhas quebradiças, problemas odontologicos, como carie e gengivite, apetite incontrolavel, desejos esquisitos, insônia, dores de cabeça, estria, flacidez, seios muito aumentados e doloridos, seios caidos depois da amamentação, dores na coluna, instabilidade emocional, stress, ansiedade, crises de choro... ninguem tinha me falado nem da metade disso antes de eu engravidar!! Tem tambem a parte boa, claro, que eh estar gerando uma vida, sentir o bebê mexer, mas isso so vem la pro 5o ou 6o mês, minha amiga, no começo você so se lembra que esta gravida quando você tem um desses sintomas acima. Fora o medo do aborto ate os 3 meses, e a falta deconfiança no parteiro holandês, que eh quem faz o controle da sua gravidez mês a mês. E o medo do parto, e o medo de ser uma pessima mãe. E o medo de embarangar de vez e virar uma dessas gordonas cecezudas sem sutiã que a gente vê toda tarde no C1000 com 3 filhos remelentos agarrados na barra da saia. Medo, medo, medo.


Mas eis que surge a luz no fim do tunel. Os meses vão passando, você vai vendo que continua tudo bem com você, e o bebê começa a mexer. Aih fica tudo lindo. Você começa a ver que ele mexe de acordo com o que você faz. As vezes, ele segue a sua mão. Ou as vezes ele mexe quando você esta ansiosa. Ou quando você da aquela gargalhada. O meu mexe muito quando eu deito. Ou quando ouve a voz do pai. Isso eh muito legal. E, conforme ele vai crescendo, você começa a ver (e não so sentir) a sua barriga se mexendo. No começo eh muito engraçado, eu ficava rindo sozinha. Você vai criando uma relação com o bebê, aos pouquinhos, e vai crescendo um amor muito diferente dentro de você. Eh muito bom.

E aqueles medos todos vão sumindo. Como eu disse no começo, ate agora, eu não tive problemas. Olha so o que eu tive:

· Tive 2 semanas de enjôo, mas so vomitei 2 dias.
· Tive um pouquinho de acne no comecinho, mas como a minha pele eh muito seca, acabou logo.
· Meus seios aumentaram (o que eu achei otimo) e ficaram doloridos desde o 2º mês. Mas estão exatamente do mesmo jeito desde então. Ja ate me acostumei com a sensibilidade e me acostumei a não dormir de bruços.
· Não engordei muito e ate agora a minha barriga esta bem pequena. Isso foi pra mim uma grande surpresa, porque eu nunca fui magra e sempre briguei com a balança. Eu achava que quando engravidasse fosse ter um problemão com o aumento do meu peso, mas meu corpo esta sendo muito bonzinho comigo. Não tive desejos estranhos, mas ao contrario, fiquei meio chata pra comer e nem consigo comer muito.
· Fiquei muito inchada quando eu fui ao Brasil. Juntou o vôo longo com o calor do verão do Rio de Janeiro e eu tive sim uns 3 dias de dor nos pes e nas pernas, sem poder calçar outra coisa a não ser Havaianas. Mas depois de 3 dias passou. Nisso eu tambem dei sorte, pois eh muito melhor estar gravida no inverno que no verão, o calor eh mesmo muito ingrato para as gravidas.
· Tenho azia as vezes, a noite, mas aqui eles têm umas pastilhinhas, tipo Maalox e Rennie, que são tiro e queda.
· Agora, nas ultimas semanas, o cansaço esta aumentando, e estou sentindo dores na lombar se eu fico muito tempo em pe. Esta ficando mais dificil cuidar da casa, fazer tudo o que antes eu fazia num dia, mas eu continuo dormindo muito bem. Alias, estou dormindo MUITO e muito bem. Uma delicia.
· Não sosseguei enquanto o quartinho do bebê não ficou pronto, e agora estou que nem uma louca lavando e passando todas as roupinhas, lençois e cobertores, porque na minha cabeça (pode me chamar de louca) ja estou com 7 meses e o bebê pode resolver sair a qualquer momento e tudo TEM que estar pronto!

Eu sei que ainda tenho quase 10 semanas pela frente, e que as ultimas semanas geralmente são as mais dificeis, mas mesmo que eu tenha dias mais dificeis daqui pra frente, nada se compara ao medo que eu estava no começo. E quis escrever aqui tambem pra acalmar quem acabou de se descobrir gravida pela 1ª vez. Acho que se engravidasse de novo, eu ficaria 1000 vezes mais tranquila e poderia curtir muito mais. Agora eh aguardar o parto, esse sim, ainda me assusta! Mas isso eh assunto pra outro post.




Assim, de frente nem da pra ver muita diferença... Tirei ontem essas fotos. Olha a Sol la no fundo, tomando banho. Pra vocês verem como não eh mentira minha que eles ficam me seguindo.

Mas de lado, você vê!! Ah, da pra ver tambem um pedaço da nossa Serre, com esse teto de vidro.

Assim, sem o casaco da pra ver melhor, ne? Viu como a barriga ta pontuda? Não eh superstição não, barriga pontuda eh menino mesmo!

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

De volta...







Pois eh, ca estou eu, de volta 'a Holanda... frio, chuva, dias cinzas... melhor falar de outra coisa enquanto a primavera não vem... Meus gatinhos estão lindos e maravilhosos. Engordaram horrores nessa minha viagem, acho que as crianças deram carninha demais pra eles, e eles ficaram so dentro de casa por 3 semanas inteiras, sem fazer exercicio nenhum... Entraram na dieta assim que eu cheguei e ja deram uma emagrecida, mas ainda estão bem rechonchudos. Estavam super carentes, meus filhotes, estão num grude danado comigo... ja apertei, amassei, dei muito beijo e carinho, mas não adianta, ainda vai levar um tempinho pra eles voltarem ao normal... por enquanto, fico eu andando pela casa com meus dois chicletinhos correndo atras de mim.
A viagem ao Brasil foi tudo de bom. Muito melhor do que da outra vez que eu fui la...sei la, acho que da outra vez eu estava ainda ha muito pouco tempo morando na Holanda, acho que a saudade ainda não tinha apertado tanto e pra algumas pessoas, a ficha ainda não tinha caido... dessa vez foi muito diferente.
Eh claro que a vida das pessoas continua, muita coisa acontece das quais você não faz mais parte, mas as amizades verdadeiras continuam tão ou mais fortes quanto antes. Isso ficou bem claro nessa minha viagem. Parece que cada vez que eu vou la, uma peneira eh passada nas amizades e umas poucas vão ficando... e eh claro que o inverso tambem eh verdadeiro, eu acho que ja cai da peneira de muita gente, e por isso, não faz mais sentido forçar um contato que não tem mais nada a ver. Triste isso? Acho que não... faz parte mesmo... mas o gostoso mesmo eh aproveitar o valor das grandes e boas amizades... ah, isso eh muito bom!
Eu fiz muita coisa legal nessa viagem, aproveitei muito a companhia da minha mãe e de duas grandes amigas. Fizemos varios programas legais. Fomos muito 'a praia, 'a lojinhas de bebês, tomamos muito açai, agua de côco, comemos no japonês e na churrascaria... ai que saudade das comidas de la... coração de frango, pão de queijo, pastel... nossa, como eu comi pastel! Fora isso, visitei grande parte da familia, vi minha vozinha que ja esta com 93 anos, meus priminhos toooodos (e olha que eu tenho priminho pra caramba), fui 'a festinha de 3 anos de uma priminha, com direito a brigadeiro, beijinho e bolo de festa.. enfim, fiz tudo que eu queria, não deixei de fazer nada que eu estivesse com saudade.
Parece que não, mas eu voltei me sentindo muito melhor dessa viagem. Tô me sentindo mais forte, mais segura, com mais coragem, mais disposição, e aproveitando 1000 vezes mais a minha gravidez. Impressionante o que o carinho que eu recebi nessa viagem me fez. Eh muito dificil explicar, mas eh um carinho que meu marido sozinho não pode me dar... uma compreensão que so existe entre pessoas que se conhecem ha muitos anos... e que aqui, eu não tenho com ninguem... sei la, eh um conforto... agir sem precisar explicar, falar sem antes precisar pensar, se sentir mesmo parte de um todo, se sentir igual a todo mundo, e não "a diferente"... Aqui eh constante em mim essa preocupação do falar correto, agir correto, cuidado pra não ser rude, cuidado pra não ser indelicada, cuidado pra não ser muito diferente... e la eu pude simplesmente relaxar e ser eu mesma... que alivio...
Mas so agora, depois dessa minha viagem eh que eu percebi isso, essa minha preocupação constante... era uma coisa meio inconsciente, eu acho... e agora, o que fazer com isso? Sera que com o tempo passa? Ou melhora? Ou eu nunca vou me sentir totalmente a vontade aqui? Hhmm, acho que "nunca" soa muito dramatico... vamos ver o que acontece com o tempo, mas por enquanto eu quero mesmo eh manter meus planos de ir uma vez por ano pra casa da minha mãe porque me faz muito bem! E ai eu volto pra ca assim, feliz da vida, revitalizada e pronta pra enfrentar mais um ano de desafios por aqui!