terça-feira, dezembro 16, 2008

Papai Noel ou Sinterklaas?





Não sei se todos sabem, mais aqui na Holanda se comemora o Sinterklaas no dia 5 de dezembro, e é quando as crianças ganham os presentes e tal. O Papai Noel também existe aqui, mas não é tão comemorado quanto o Sinterklaas. O Sinterklaas é também um bom velhinho que tras presentes pras crianças. Ele vem lá da Espanha de barco, chega na Holanda não sei ao certo que dia, final de novembro ou inicio de dezembro, cheio de ajudantes, todos negros (olha o preconceito embutido), e tem um livro onde todas as crianças da Holanda estão registradas, e neste livro consta tudo, tudinho sobre a criança. Aí, no dia 5 de dezembro, aniversário dele, ele passeia pela Holanda inteirinha no seu cavalo branco, chamado Americo, e passa na casa de todas as criancinhas distribuindo presentes. As vezes ele entra, toma um café com a familia, a criança pode conversar com ele, cantar, recitar poema, fazer o que quiser, que o Sinterklaas gosta muito. E as vezes, o Sinterklaas tambem da bronca na criança, se ela não foi boazinha pros pais. Mas não é sempre que o Sinterklaas vai na casa das crianças. As vezes, ele ta sem tempo (ou os pais sem dinheiro pra contratar um), e os ajudantes dele dão uma passadinha e deixam um saco de presentes na porta da casa da criança. Ah, esquecí, na noite de 05 de dezembro, os avós e tios também vêem esperar o Sinterklaas. E na hora "programada"pro Sinterklaas chegar, a criança tem que cantar bem alto as musiquinhas de Sinterklaas, e aí ele chega.


E uma tradição legal, tão elaborada que fica difícil de convencer as crianças de que não é verdade, quando elas ficam mais velhas. No começo de dezembro é so Sinterklaas pra la e pra ca por aqui... fora os quitutes de Sinterklaas, que eu adoro. Eu gosto muito dessas tradições, gosto de comemorar datas especiais com as crianças. Aqui em casa ninguem mais acredita em Sinterklaas ou Papai Noel, mas nos comemoramos mesmo assim. E daqui a pouco o Bruce estara acreditando.


Aí é que eu fico na dúvida... Sinterklaas ou Papai Noel?? Porque eu tb gosto da nossa tradição do Natal na noite do dia 24 de dezembro (aqui o dia 24 é um dia norma, o Natal é 25 e 26 de dezembro), quando o Papai Noel vem trazer os presentes, de trenó (e, convenhamos, faz muito mais sentido o Papai Noel passear pela Holanda de trenó do que pelo Rio de Janeiro em pleno verão). Mas também comemorar 2 vezes, duas noites de presentes?? Muito consumismo, ne não? O que a maioria por aqui faz, é dizer que o Papai Noel e o Sinterklaas têm um acordo, e onde um vai o outro ja sabe que não precisa ir...


Acho que vamos ter que fazer assim também... e dar os presentes no dia 05 e uma lembrancinha no dia 24 so pra não passar em branco...

Esse Natal vamos passar em Isla Margarita, vamos fugir desse frio terrível que ta fazendo por aqui. Passaremos uma semana la, vamos dia 23 e voltamos dia 31. Estamos todos super ansiosos, espero que seja bom. Pelo o que eu lí, não é tão preparado para o turismo como os outros destinos do Caribe, por isso os preços mais acessiveis, mas espero que "um pouquinho" preparado seja. Por mim, iriamos em maio pra Cancun, que seria o mesmo preço de Isla Margarita nessa época de festas, mas Maridim é teimosim teimosim e quis ir no Natal. Então, o negocio é rezar pra ter uma surpresa boa lá. Geralmente é assim, quando vc vai pra um lugar sem esperar grandes coisas, vc se serpreende positivamente. Tomara que isso aconteça, torçam por nós!



Aqui algumas fotos do Sinterklaas desse ano. Bruce ja estava de pijama, so esperando opa e oma chegarem pra poder ir pra caminha. Os presentes, ele abriu no dia seguinte.
Perdido no meio dos presentes.







Ele já tá quase sentando sozinho!

domingo, dezembro 07, 2008

A pedidos... Bruce!

Ai, que bom estar de volta! Eh tão gostoso ler os comentarios... adoro, comentem sempre que tiverem vontade!


Então, tem muito tempo que vcs não vêem (ou veem? Essa revisão da ortografia me deixou muito confusa!) o Bruce, ne? Ele ta enorme, ja esta com 7 meses e meio, um fofo, pesando 10 quilos!! Ele come de tudo, gente, eh muito bom de boca. Tão gostoso ver ele comendo, saboreando, super satisfeito. Preciso avisar às mamães de primeira viagem: se vcs ja acham seus bebês as coisasmais lindas do mundo, se preparem, pois eles ficam cada vez mais lindos e gostosos, mais legais de brincar, cada vez entendendo mais e conseguindo aprontar mais. Eh muito gosotoso mesmo ser mãe! Então, aqui algumas fotos:


Aqui ele tinha acabado de fazer 4 meses.

Aqui ainda aos quatro meses,completandoa escadinha com os irmãos, Joyce, Lynette e Xaf.



Eu acho essa foto muito linda, parece que ele esta tendo uma conversa séria com o pai.



Aos cinco meses, fazendo farra comigo, na praia.






Aos 6 meses, ele não esta cada vez mais lindo?




Aqui ja aos 7 meses, aprendeu a pegar os pés, tirar as meias, e fica o tempo todo com o pé na boca.




Esse menino rí pra todo mundo! É o meu mister sorriso. As velhinhas do bairro adoram! As vezes eu vou ao mercado pra umas comprinhas a jato, e ele fica com esse sorrisão pra todo mundo, aí pronto, as velhinhas param pra conversar com ele, e começam a me contar dos seus netos, que gracinha, que isso, que aquilo... eu fico orgulhosa dele, claro, mas as vezes eu so queria fazer compras! Percebeu que ele ja esta com 7 meses e ate agoranada de dentes? E o cabelo? Puxou ao pai mesmo, uma escassez de cabelo!! Mas o que falta em cabelo, sobra em simpatia! haha, nisso ele puxou a mãe! haha
Ontem nós fizemos a "noite de presentes" do Sinterklaas aqui em casa, tiramos mais fotos legais, mas ainda tenho que passar pro computador, então fica pra um post futuro.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Voltando aos poucos

Nossa, ha quanto tempo que eu nao venho aqui… Aconteceu tanta coisa… Engracado eh ver que no ultimo post eu tava falando de como eu estava conseguindo organizar o meu tempo bem, e dando conta de tudo… que ironia, ne, depois desse post nunca mais eu tive tempo de vir aqui…

Minha vida ta tao corrida que eu pensei varias vezes em vir aqui pra fechar o blog. Mas eu tenho um carinho danado pelo meu bloguinho e pelos “meus leitores”, e acabava sempre pensando: ah, nao, daqui a pouco eu entro no ritmo de novo e volto a escrever. E assim, o tempo foi passando, e varias coisas foram acontecendo que eu queria muito contar aqui, mas nunca dava tempo.

Agora decidi mesmo voltar, mesmo que seja aos poucos, to escrevendo do trabalho (por isso a falta de acentos), agora que deu uma folguinha, e assim vou tentar sempre manter o blog atualizado.

Voce deve estar pensando: trabalho?? Que trabalho?? Pois sim, essa eh a primeira das novidades, e o maior motivo pelo meu sumico. Desde setembro estou trabalhando na Universidade de Groningen e estou amando. Voltar a minha profissao (patologia veterinaria) eh ainda impossivel em Groningen, mas voltei `a area medica, e ja estou feliz da vida. Estou trabalhando em laboratorio, como fazia no Brasil, aprendendo varias tecnicas diferentes, e sempre que da, volto ao microscopio, a minha paixao.

Deixa eu contar um pouquinho mais do meu trabalho, entao… O nosso departamento eh composto principalmente por mulheres, quase 100% maes de filhos pequenos, o que eh muito legal, pois alem dos papos sobre filhos, ha muita compreensao se uma tem que faltar porque o filho ta doente ou coisa parecida. Outra coisa legal eh que nos somos de 8 nacionalidades diferentes, o que torna tudo muito interessante e divertido (as vezes causa atritos tambem, mas faz parte).

E sabe como eu encontrei esse emprego? Indiretamente, atraves do blog!! Sim, pelo blog, eu conheci uma brasileira que mora nas proximidades de groningen, que me apresentou `a outra brasileira em Groningen, que trabalha na faculdade, e que me indicou quando pintou a vaga. Obrigada, meninas, muito obrigada mesmo! E agora a primeira brasileira tambem esta trabalhando la, entao estamos trabalhando as tres no mesmo predio! Gezellig!!

Eu to numa fase muito legal mesmo, tudo esta dando certo, o Bruce esta otimo, no trabalho, tudo otimo, em casa, tudo otimo, ferias proximas, ta tudo indo muito bem, obrigada. Claro que tambem aconteceram coisas ruins nesse tempo em que eu estive “ausente” do blog, o pior de tudo foi a morte da minha tia querida, irma do meu pai, que deixou uma tristeza profunda e a sensacao de impotencia que a distancia da familia nos da. Foi muito ruim, e o pior eh saber que nao foi a ultima vez que isso aconteceu. Eu tenho uma familia grande e todos sao bem proximos, e nao da pra cada vez que uma coisa dessa acontecer, a gente ir pra la… nao sei como encarar isso de uma maneira melhor, acho muito dificil. Acho a morte em si muito dificil, e em cima disso ainda a distancia da familia, eh muito ruim. Muito mesmo.

Prometo voltar com mais frequencia, ainda tenho muuuito pra contar.